Capacitação em tecnologias agroecológicas para agricultores de Maricá
Curso gratuito dividido em cinco encontros busca difundir práticas modernas que ajudem a produzir alimentos mais saudáveis e de maior valor agregado na cidade
“Ao fim do curso o agricultor vai ter uma visão geral da inovação na pequena agricultura, na agricultura familiar, e estarão prontos para empreender, para entrar de fato no sistema produtivo”, afirmou o professor, engenheiro agrônomo e coordenador do Inova Antonio Abboud.
Formação
O Inova Agroecologia Maricá vem, ao longo dos últimos anos, reestruturando e recuperando o potencial do município na produção de alimentos, principalmente em propriedades de pequeno porte. Faz parte do processo a introdução de cultivares mais rentáveis e técnicas agroecológicas e orgânicas que aumentam o valor agregado do produto, melhorando a renda das pessoas no campo.
Até o momento, mais de 400 horas de cursos foram oferecidas. No “Agricultor inovador”, 66 pessoas estão inscritas, entre produtores e pessoas que vislumbram entrar para esse mercado. Sempre com a sustentabilidade no horizonte.
“O que os agricultores vão aprender ao longo desses módulos está em consonância com a tendência mundial em sustentabilidade. A ação que a gente pratica vai se refletir no que nós somos”, garantiu o professor e engenheiro agrônomo João Araújo, também coordenador do Inova.