RETIFICAÇÃ0 – Cancelado debate candidatos diretoria do Fórum Cultural de Maricá
RETIFICAÇÃO da publicação, a M1News esclarece.
Das 12:50h às 22:50h, de 17/03/2022, informamos incorretamente que os representantes da sociedade civil junto ao Conselho de Cultura, a partir de agora, precisam fazer a indicação de 5 (cinco) pessoas da sociedade civil idôneas e não ligadas ao poder público nem à direção de partidos políticos para organizarem a eleição do Fórum respeitado o Requerimento Interno do FCM conforme a Lei.
No entanto, a informação correta é que:
“De acordo com José Facury Heluy, ex- secretário estadual de Cultura e atual Conselheiro Regional de Cultura do Fórum Permanente de Cultura da Baixada Litorânea:
A partir da implantação do Conselho Municipal de Cultura no município e respeitando o Regimento Interno do Fórum Cultural, o ideal é que as Comissões Organizadoras de Eleição dos Fóruns sejam indicadas pelo Conselho Municipal de Cultura implantado.”
O texto foi corrigido. Pedimos desculpas aos nossos leitores”.
Matéria original publicada em 17/03/2022, às 12:50h
Debate da M1News com candidatos a diretoria do Fórum Cultural de Maricá cancelado
Previsto inicialmente para hoje, 17 de março, o debate da M1News com os candidatos à diretoria do Fórum Cultural de Maricá foi cancelado. O debate seria o último antes do pleito, que estava marcado para se realizar nesta sexta-feira, 18 de março.
O cancelamento do debate ocorreu devido a retirada da Chapa 2 da eleição. O candidato à Presidência pela Chapa 2, Everaldo Rocha, informou ontem, 16/03, na Assembleia da Comissão Organizadora da Eleição do FCM, sua retirada do processo eleitoral. A assembleia realizada às 18h, foi convocada em caráter de emergência na mesma data de sua realização, 16/03, às 16:45h em virtude de denúncias graves.
De acordo com pronunciamento de Everaldo Rocha, na assembleia:
“Nós da CHAPA 2, diante de tão grave denúncia, feita pela Presidente da Comissão Eleitoral do Fórum e, consequente, sua saída, nos retiramos do Pleito Eleitoral.”
Logo após, os demais integrantes da Chapa 2 se retiraram do grupo do Fórum Cultural de Maricá formado no whatsapp.
A candidata na vice-presidente da Chapa 1, Vivi Martins, em 16/03, anunciou publicamente no grupo do Fórum, seu desligamento da Chapa 1. Vivi Martins alegou sua retirada por razões profissionais e por estar legalmente impedida pelo § 1º do do Cap VII do Regimento Interno do Fórum Cultural de Maricá, visto ser nomeada na EcoSol/ PMM na construção de cooperativismo. Na ocasião, Vivi Martins informou desconhecer esta restrição.
REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM CULTURAL DE MARICÁ
CAPÍTULO VII – DAS ELEIÇÕES E MANDATO
Art. 10 – Estarão aptos para votar e serem votados para os cargos da Coordenação Executiva todos os membros que estiverem devidamente inscritos e devidamente regularizados na forma do Art. 9o, inciso II e § 1o deste Regimento Interno, em chapas a serem constituídas em conformidade com o regimento Eleitoral.
§ 1o – os membros do FÓRUM DE CULTURA DE MARICÁ que ocupam cargo em alguma instituição pública não poderão compor a Diretoria Executiva nas funções de Presidente, Vice Presidente e Diretor Fiscal.
Conselheiros da sociedade civil e sua participação no processo de eleição no FCM
Com a publicação no JOM em 16/03, da Portaria 490, de 11 de março de 2022, que dispõe sobre a nomeação do Conselho Municipal de Cultura de Maricá, inicia-se a implementação do Conselho.
Os representantes da sociedade civil junto ao Conselho de Cultura, a partir de agora, precisam fazer a indicação de 5 (cinco) pessoas da sociedade civil idôneas e não ligadas ao poder público nem à direção de partidos políticos para organizarem a eleição do Fórum respeitado o Regimento Interno do FCM conforme a Lei.
A M1News aguarda o posicionamento do FCM ao ocorrido e ao que está a ocorrer – a eleiçao de sua diretoria.