Campanha de vacinação contra Influenza H1N1 vai até o dia 30/06
Campanha de vacinação contra Influenza H1N1
Antes de mais nada, a Secretaria de Saúde de Maricá prorrogou até o dia 30/06, seguindo o calendário estadual, a campanha de vacinação contra o vírus Influenza H1N1. Até esta segunda-feira (01/06) já foram vacinadas 45.200 pessoas, o que representa 97% do total da população do município. Ainda mais, para se imunizar é necessário procurar um dos 24 postos de saúde disponíveis em todo o município das 8h às 17h.
Desde seu início, no último dia 23/03, já foram 39.208 doses aplicadas nos que são classificados como grupos de risco; a saber, idosos, profissionais de saúde, adolescentes, povos indígenas, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo e público, crianças até 6 anos de idade. Do mesmo modo, puérperas, deficientes, gestantes, adultos – de 55 a 59 anos – e professores de escolas públicas e privadas.
“Mesmo num contexto tão desfavorável às ações de saúde, lançamos mão de estratégias. Como por exemplo, a vacinação domiciliar de idosos e a vacinação ‘in loco’ dos motoristas de ônibus, profissionais de segurança, da Defesa Civil, e da saúde, além dos acamados. Isso nos dá a segurança e o conforto de que a nossa população não adoecerá de outras formas graves de gripe, como a H1N1, deixando, assim, os leitos livres, necessários para o enfrentamento da Covid-19”, disse a subsecretária da Rede de Atenção e Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Solange Oliveira.
Pessoas vacinadas
Foram vacinadas 70% das crianças, 97% das gestantes, 115% trabalhadores de saúde, 122% das puérperas, 243% indígenas, 120% dos idosos e 73% dos adultos. Este último é representado pelos 7.801 dos vacinados. Esses números foram fornecidos pela Secretaria de Saúde.
Desse modo, os grupos que ultrapassam os 100% de cobertura se deve pelo fato de uma desatualização do sistema de informação do Ministério da Saúde, para onde os dados são encaminhados. No caso dos idosos, por exemplo, esse número é acrescido em razão de não serem cadastrados na rede municipal de saúde; por estarem temporariamente em Maricá com seus filhos, devido à pandemia da Covid-19, mesmo assim são vacinados.
Foto: Vinícius Manhães