Caminhão do Peixe no Caju
Caminhão do Peixe visita o bairro do Caju
Levar alimentos frescos à população da cidade por um preço justo. Esse é o objetivo do Caminhão do Peixe, iniciativa da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, que esteve, nesta quarta-feira (23/06), no bairro do Caju, região central do município.
Na ocasião, estiveram disponíveis aos moradores da localidade peixes das espécies corvina, tilápia e robalo, todos comercializados com preços menores em comparação aos praticados pelo comércio da região.
De acordo com o secretário da pasta, Julio Carolino, a presença do Caminhão do Peixe nos bairros da cidade incentiva a alimentação saudável e beneficia os pescadores artesanais e a população de Maricá.
“A presença do caminhão do peixe vem incentivando em nossa cidade o hábito da alimentação saudável e com um preço acessível à população. Nosso pescado é fresco e chega através dos produtores, eliminando assim o atravessador que, entre outras questões, encarece o produto. Nossas comunidades de pescadores artesanais são nossos parceiros e a população de Maricá se beneficia diretamente com todas essas ações, o que é o nosso principal objetivo”, afirmou.
Para os moradores da localidade o caminhão, a iniciativa é extremamente positiva. Natália dos Santos, moradora do Caju, de 32 anos, destaca que o espaço traz produtos com preços acessíveis em um espaço aberto, o que traz mais segurança em meio a pandemia da Covid-19.
“Eu acho ótimo, facilita muito porque, no meu caso, o caminhão fica perto da minha casa, não preciso ir ao mercado e assim evito também aglomerações, por ficar em um local aberto, trazendo mais segurança. Além disso, é muito mais prático e acessível, visto que hoje em dia as coisas estão muito caras e os preços aqui estão mais baixos, facilitando muito para a população”, disse.
Já para Davinito de Matos, morador de São Gonçalo, de 56 anos, em visita à Maricá, o projeto é muito positivo e um exemplo para outros municípios.
“Esse projeto ajuda muito, principalmente, a população mais pobre, porque os preços nos mercados estão cada vez mais elevados e poder adquirir esses peixes direto dos produtores, com valor reduzido, é muito bom. Não conhecia a iniciativa, vi o caminhão quando passava pelo local e já adquiri alguns peixes. Espero que isso seja exemplo para outras cidades do estado do Rio” , completou.
O Caminhão do Peixe circula todas as semanas pelos bairros de Maricá, oferecendo, das 8h ao meio-dia, peixes comprados diretamente dos produtores da cidade à população por preços reduzidos. A iniciativa está às segundas-feiras na Praça do Caxito; às terças-feiras na Praça do Manu Manuela (São José do Imbassaí); às quartas-feiras na Praça do Caju (próximo ao Bar do Lelei); às quintas-feiras próximo ao DPO do Barroco (Itaipuaçu); além de às sextas-feiras no entorno do Posto de Saúde de Ubatiba.
Foto: Anselmo Mourão