Bloco ‘Não é Não’ conscientiza foliões no Carnaval de Maricá
Ação distribuiu brindes e reforçou a importância do respeito às mulheres
O Carnaval de Maricá 2025 também é um espaço para conscientização! Durante o desfile do bloco Tromba Nervosa, em Itaipuaçu, a Secretaria de Políticas e Defesa das Mulheres de Maricá promoveu a campanha “Ei, folião! Chegou na pessoa e recebeu um ‘NÃO’? Segue o samba e respeite a decisão”.
Com o objetivo de garantir uma festa mais segura e respeitosa, foram distribuídos brindes como ventarolas, viseiras e tatuagens temporárias com a mensagem “Não é Não”, reforçando a importância do consentimento e do respeito às mulheres.
“Sabemos que muitas mulheres se preocupam com a segurança durante o Carnaval. A festa deve ser um momento de alegria, sem medo ou preocupações”, destacou Ingrid Caldas Pereira de Almeida Bastos, secretária da pasta.
Foliãs elogiam a iniciativa
A campanha foi bem recebida pelo público. Julia Bacellar, moradora de Jaconé, ressaltou a relevância da ação.
“Alguns homens ainda usam a roupa que a mulher está vestindo como desculpa para o assédio. Esse projeto é muito importante para a conscientização”, afirmou.
Já a professora Carla Costa, de Niterói, destacou a importância de reforçar essa mensagem durante o Carnaval.
“O mais importante é lembrar que ‘não’ significa ‘não’. Infelizmente, ainda existem aqueles que acham que estamos fazendo charme. Não podemos aceitar esse tipo de comportamento”, enfatizou.
Rede de apoio durante o Carnaval
Além da ação nos blocos, seis pontos estratégicos da cidade contam com stands informativos e de acolhimento:
São José do Imbassaí
Ponta Negra
Parque Nanci
Praça do Ferreirinha (Itaipuaçu)
Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro)
Praça Tiradentes (Araçatiba)
Cada local conta com psicóloga, assistente social ou advogada, além de estudantes do Passaporte Universitário que prestam contrapartida social.
A Casa da Mulher também estará de plantão entre os dias 1º e 4 de março, das 10h às 13h, oferecendo atendimento especializado e acolhimento para quem precisar.
Com essa iniciativa, o Carnaval de Maricá se fortalece como uma festa inclusiva e segura, onde a diversão anda lado a lado com o respeito!
Foto: Elsson Campos