Bloco Cultura de Direitos anima os foliões no Parque Linear do Flamengo
Alunos das oficinas de música dos seis polos se apresentaram para o público
Com muita animação, alegria, diversão e música, o Bloco Cultura de Direitos se apresentou no Parque Linear do Flamengo, na tarde desta quinta-feira (16/02). O evento, promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, em parceria com o programa Cultura de Direitos, reuniu cerca de 200 foliões.
Alunos das oficinas de música dos seis polos de Cultura de Direitos se apresentaram no bloco, animando os foliões com marchinhas de carnaval e o samba de composição de Jotape, que trouxe o refrão “A nossa cultura é de Direitos… Humanos e da Mulher. O meu povo não tem preconceito. Pode chegar quem quiser…”.
“Essa é a primeira vez que o Bloco vem para rua. Nosso objetivo é que ano que vem tenha um desfile. Estamos trazendo um pouco das oficinas que desenvolvemos, desde o coral até a percussão. Nosso objetivo é sempre levar a alegria e felicidade para todos”, contou o coordenador do programa Cultura de Direitos, Diestéfano San’Anna.
A apresentação contou com parte da bateria da Escola de Samba União de Maricá, que animou os foliões. O coordenador das oficinas de música, Paulão Sete Cordas, falou da experiência de levar os alunos para o bloco.
“É muito bom trazer os alunos e mostrar o que eles aprenderam para a população. Os alunos mostram que dão conta do recado e tocando o samba do bloco, músicas tradicionais do carnaval, como Cidade Maravilhosa, Tristeza, Me dá um dinheiro ai, entre outras. É um bloco que só tem a agregar”, acrescentou.
Alunos aproveitaram para se divertir
Aluno do Polo Recanto, Paulo Augusto, de 13 anos, contou um pouco sobre a alegria de poder se apresentar nesse primeiro bloco.
“Faço parte das oficinas de música, gosto muito, é uma forma de aprender, de fazer amigos. Estou muito feliz por estar me apresentando aqui, acho que é uma grande oportunidade”, disse.
A aposentada, Vera Lúcia Sobral, 71 anos, elogiou o bloco e contou um pouco da sua experiência de tocar para o público.
“Eu sempre gostei muito de carnaval e depois da 3º idade estou mais animada ainda. Faço aula de música e agora estou aqui me apresentando, tocando com todos e alegrando aqueles que vieram nos prestigiar. Tudo muito lindo e divertido”, explicou.
Sobre o Programa Cultura de Direitos
O programa Cultura de Direitos foi criado para desenvolver a capacitação por meio de oficinas de audiovisual, videoarte, música, capoeira e mídias sociais, integrando as ações da secretaria com a comunidade. Permite ainda o trabalho de acompanhamento social, da garantia dos direitos básicos e da ampliação da relação direta entre poder público e a população por meio dos agentes sociais do Comitê de Defesa dos Bairros.
Polos:
– Polo Bambuí: Jardim Balneário: Rua 86 (antiga Rua 5), Quadra 191, Lote 07, nº 493.
– Polo Pedreiras: Rua Alcides José Rodrigues, número 102 (antiga Rua dos Quintanilhas).
– Polo Inoã: Rua da Esperança, Lote 18, Quadra 17, Loteamento Chácaras (antiga Rua 5).
– Polo Itaipuaçu: Rua Isaltina Filomena, número 203, Quadra 10, Lote 128- Itaipuaçu.
– Polo Recanto Rua Raimundo Monteiro,Bom número 203, Recanto.
– Polo Manu Manuela: Rua 27, número 586, Lote 890, Quadra 26.
Foto: Elsson Campos