Bicicletas vermelhinhas completam dois anos de serviço
Com 85 mil usuários ativos e 410 mil viagens realizadas, sistema conta com 25 estações e 250 bikes compartilhadas
A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), comemora nesta quinta-feira (09/03), o segundo ano da oferta gratuita de bicicletas compartilhadas. Nesse período, as vermelhinhas ultrapassaram a marca de 85 mil usuários ativos na plataforma, sendo 41.886 só em 2022. Além disso, foram mais de 410 mil viagens realizadas pela população.
Maricá é referência em mobilidade sustentável para outros municípios com as bicicletas vermelhinhas. Atualmente, são 25 estações e 250 bicicletas distribuídas nos bairros de Itaipuaçu, Parque Nanci, Itapeba, São José do Imbassaí, Araçatiba, Centro, Flamengo, Barra de Maricá e Ponta Negra.
“As bicicletas compartilhadas vieram para ficar, e hoje vão de opção de lazer a transporte sustentável e não poluente que também faz integração entre as linhas dos ônibus da EPT”, destacou o presidente da EPT, Celso Haddad.
Bicicletas Vermelhinhas
O sistema gratuito de bikes compartilhadas de Maricá – as famosas “Vermelhinhas” – foi inaugurado em março de 2021. A reserva é feita pelo aplicativo “Vermelhinhas EPT”, disponível nas plataformas Android e iOS. Após o cadastro, o usuário poderá retirar a bicicleta na estação de sua preferência.
O mesmo acontece no momento da devolução, desde que o tempo de utilização, de uma hora para dias da semana e de duas horas para sábados, domingos e feriados, seja respeitado. Em ambos os casos, uma nova reserva só poderá ser feita após intervalo de 15 minutos. Para conferir a localização das 25 paradas disponíveis, basta acessar o aplicativo “Vermelhinhas EPT”, disponível para Android e iOS.
Foto: Adriano Marçal