Berçários são inaugurados em escolas infantis
Foram inaugurados na manhã desta segunda-feira (02/03) cinco berçários em cinco unidades de educação infantil para atender 80 bebês e crianças matriculadas na rede municipal de ensino nos Centros de Educação Infantil de Maricá (CEIM) Sidneia da Silva Costa, no Boqueirão; José Carlos de Almeida e Silva, em Inoã; Marilza Medina, em Cordeirinho;Lucimere Melo, em Santa Paula; Valéria Passos, em Itaipuaçu.
As duas salas equipadas vão funcionar no período integral. Ademais, cada uma tem capacidade para receber oito bebês a partir de 4 meses e crianças de até 2 anos de idade. Porém, neste período de adaptação, os espaços funcionam em dois turnos: de 8h às 10h e de 13h às 15h. A capacidade dos berçários foi estabelecida em norma municipal de forma a garantir o melhor cuidado possível para as crianças.
“Essa primeira infância é importante porque é o momento em que os neurônios estão sendo formados e a escola vai consolidar o afeto, o amor, a nutrição, a segurança e a saúde dessas crianças”, afirmou a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa.
Confiança e satisfação dos pais e dos diretores dos Centro de Educação Infantil
No CEIM Sidneia da Silva Costa, os pais se sentiam confiantes em deixar os pequenos nos berçários com a equipe formada; a saber: duas professoras e duas auxiliares qualificadas para exercerem a função, como foi o caso da balconista Letícia Fonseca, de 19 anos.
“É muito bom e facilita muito a nossa vida. Hoje em dia, arrumar alguma pessoa de confiança está muito caro. Temos que trabalhar para pagar os outros para tomar conta de uma criança. Tendo o berçário fica muito mais em conta”, relatou a mãe do Davi Matheus, de 5 meses.
Do mesmo modo, quem também demonstrou satisfação no trabalho realizado pela Prefeitura foi a manicure Júlia da Conceição, de 21 anos.
“Estou muito feliz de ter um lugar que a Prefeitura nos proporcionou para cuidar dos nossos filhos. Estou gostando muito das meninas e de toda a equipe. Elas são muito atenciosas com minha filha”, disse a moradora de Araçatiba.
Acima de tudo, os berçários possuem fraldário equipado, sala de amamentação para crianças que ainda precisem de aleitamento materno. Além disso, uma nutricionista especialista em alimentação infantil, lactário; e, por certo, brinquedos pedagógicos lúdicos para a distração dos pequenos.
“Com efeito, é muito importante enquanto escola termos a participação da família. Costumo falar que na minha época não tinha isso. Então temos que abraçar com unhas e dentes essa oportunidade que o município está ofertando. Estou muito feliz”, discursou a diretora da unidade, Patrícia Ornelas.
O CEIM Sidneia da Silva Costa possui cerca de 200 alunos com idades que variam de 5 meses a 5 anos de idade.
Foto Destaque: Marcos Fabrício
Enfim, veja também como motivar o aluno repetente no início do ano.