Aulas de patinação em escolas municipais de Maricá vão até dezembro
Projeto faz parte da iniciativa do “Dèjá Vu: como é bom sonhar de novo” e já ensinou a modalidade a mais de quatro mil crianças
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação, está promovendo aulas de patinação em nove escolas municipais. O projeto que começou em agosto deste ano se estende até dezembro. As escolas contempladas são Mata Atlântica, Rita Cartaxo, Marisa Letícia, Municipalizada de Inoã, João Bezerra, Jacintho Caetano, Maurício Antunes, Dilza de Sá e Amanda Pena. As aulas acontecem nos quatro distritos com oficinas no contraturno escolar. O projeto, que faz parte da iniciativa do “Dèjá Vu: como é bom sonhar de novo”, já atendeu mais de quatro mil crianças das escolas públicas municipais de Maricá.
A aluna Emily Guse, de 10 anos, da E.M Mata Atlântica, em Itaipuaçu, mencionou a felicidade em fazer as aulas.
“Estou amando o projeto aqui na escola. Aprendi muitas coisas, muitos movimentos específicos, obrigatórios da modalidade esportiva. A aula de patinação é maravilhosa”.
Já o aluno Luiz Eduardo, da E.M Jacintho Caetano, no bairro do Caju, preferiu agradecer a oportunidade:
“Eu já sabia patinar, porém com o projeto da Secretaria de educação, consegui aprender novas manobras. Gosto demais dessa atividade”, comentou o jovem.
O projeto “Dèja Vú: como é bom sonhar de novo” visa implantar e desenvolver as modalidades junto às escolas públicas do município. No cronograma, estão aulas de patinação nos quatro distritos de Maricá por quatro semanas, oficinas no contraturno escolar até o fim do ano de 2023 nas escolas em tempo integral e muita interação.
A origem
Itaipuaçu recebeu de 11 a 19 de agosto as competições do Troféu Brasil de Patinação Artística 2023. A iniciativa reuniu cerca de 400 patinadores que se apresentaram para a população gratuitamente. Ao todo, 130 provas foram disputadas e 538 medalhas foram entregues aos atletas.
Os competidores se apresentaram aos juízes, em torno de três a quatro minutos, e durante as performances foram analisadas as coreografias, a expressão facial, o estilo da dança, a técnica da patinação, eixos e figuras obrigatórias.
O evento reuniu 38 clubes de patinação brasileiros. Cerca de duas mil alunos da rede de ensino assistiram as apresentações nas categorias mini infantil, infantil, cadete, sênior, solo, dupla, masculino, feminino, adulto e juvenil, durante os nove dias de patinação. Além da competição, o local foi aberto para a população aproveitar a pista e patinar relembrando as pistas de patinação dos anos 70/80.
Foto: Divulgação