Ato simbólico de imunização contra Covid-19 em Maricá
Vacina contra Covid-19 e ato simbólico de imunização movimentam Maricá
Nesta terça-feira (19/01), às 14h, aconteceu o ato simbólico de imunização contra Covid em Maricá. O ato foi no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí.
Na segunda feira (18/01), o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, comemorou a aprovação emergencial das vacinas Coronavac e Astrazeneca, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A comemoração pela aprovação foi em suas redes sociais e teve ampla divulgação nos site, jornais e rádios.
Ademais, de acordo com a secretária de Saúde de Maricá, Simone Costa, o município tem agulhas e seringas para essa etapa de vacinação.
Maricá, mais uma vez, demonstra agilidade na resposta contra a Covid-19.
A Secretaria de Saúde do município já está preparada para iniciar a imunização desde dezembro. Naquele momento, a Prefeitura assinou um acordo de intenção de compra e venda de 440 mil doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. No entanto, em comunicado do órgão, toda a produção do imunizante foi destinada ao Ministério da Saúde, que fechou contrato de exclusividade com o instituto.
Assim, a vacinação começou nesta terça-feira e nesta primeira etapa serão aplicadas 2.035 doses para os grupos prioritários; a saber:
- idosos acima de 75 anos que estão em asilos (86 doses),
- pessoas com deficiência (6),
- profissionais de saúde que atuam na linha de frente (1.899),
- e indígenas, que vivem em aldeias (44).
Cada grupo vai receber suas doses ‘in loco’, ou seja, as equipes de vacinação irão aos asilos, às aldeias indígenas e às unidades de Saúde.
Deste modo, nesta primeira etapa da vacinação, a população geral não deve procurar os postos de saúde.
Vacinação e ato simbólico de imunização em Maricá
O ato simbólico de imunização realizado no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, a partir das 14h, teve com representação o público-alvo selecionado pelo Ministério da Saúde. (o MS elegeu profissionais de Saúde, indígenas e idosos como prioritários).
É importante frisar que o público-alvo é determinado pelo Ministério da Saúde, órgão responsável pela campanha nacional de imunização. E, apesar do aspecto positivo da chegada das primeiras doses, o município ainda aguarda o cronograma do governo federal para entrega dos demais lotes da vacina.
A quantidade de doses foi estipulada pelo Ministério da Saúde estipulou a quantidade de doses; e, desse modo, Maricá vai receber o correspondente a 0,88% do total de vacinas CoronaVac enviadas ao estado do Rio de Janeiro. Acima de tudo, a vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a fabricante chinesa SinoVac.
Enfim, um esquema de segurança foi montado para o transporte das doses desde sua entrada nos limites do município vindas de Niterói, onde fica a sede da Regional Metropolitana II da Secretaria de Saúde do Estado.
Finalizando, neste momento em que o mundo atingiu um marco de 2 milhões de vidas e o Brasil totalizou 210.299 morto, as vacinas contra a COVID-19 estão sendo lançadas. Porém, precisamos persistir nas etapas simples e comprovadas de segurança:
- usar máscaras,
- distanciar-nos fisicamente
- e evitar aglomerações.