ata forum cultural Maricá

Ata de reunião do Fórum Cultural de Maricá – Abril/2021

Compartilhe essa matéria:

Ata de Reunião do F.C.M 

Aos 16 dias do mês de abril de dois mil e vinte e um o Fórum Cultural de Maricá se reuniu através da plataforma Google Meet das 19 às 20:45h. O objetivo foi o debate sobre assuntos referentes as necessidades da classe trabalhadora de cultura de Maricá. Leia abaixo resumo da ata lavrada desta reunião.

 
A pauta sugerida pela Diretoria do FCM foi:  
  • implementação do CPF CULTURAL;
  • eleição e posse do Conselho Municipal com base na lei n° 2912 de 11/12/19 e os encaminhamentos que serão adotados para o segundo trimestre de 2021.
 
A reunião iniciou as 19:05 minutos com a fala da Presidente Raquel Simões acerca da pauta sugerida  e do direcionamento dos trabalhos durante a reunião. Seguida das falas de Marcus Miranda – vice presidente do FCM – saudando todos os presentes; e do mesmo modo, Bruno Martins – PRAXIS – também membro da diretoria do FCM.
 
Foram abertas as falas  para que os participantes fizessem suas colocações; a saber, Maria Regina Moura – Presidente da Academia de Ciências e letras de Maricá – iniciou, pontuando as seguintes questões:
  • dificuldade em ser atendida/recebida pela Secretaria de Cultura para tratar de assuntos referentes a academia;
  • necessidade por uma maior mobilização do grupo dos artistas para a exigência da implementação do CPF cultural em nossa cidade.

 

Com a palavra, Sandra Gurgel – Representante do Coletivo Afroencantamento – que:

  • reforçou as falas anteriores e
  • acrescentou a necessidade de o FCM se organizar e formalizar esse pedido, que reflete nesse momento o desejo dos trabalhadores da Cultura do município.
  • pontuou a  necessidade de Editais Públicos municipais para a classe artística. Do mesmo moco, como vem acontecendo em outros municípios, assim como o desejo de lutar pelo coletivo.

 

Durante esta fala, houve a interferência de Marcus Mirada – Boll Ruasia – que colocou a importância de cobrança junto ao poder público para que a Lei n°2912 de 11/12/19 seja cumprida.

Bruno Martins completou o raciocínio colocando que a cobrança para eleição do Conselho Municipal de Cultura deve ser no Executivo como no Legislativo.
 
A seguir, Edmilson Santini – Cordelista: 
  • deixou suas impressões sobre o momento;
  • apontou a “apatia” que assola todos os fazedores de arte e cultura;
  • externou sua expectativa em relação o atual quadro;
  • sinalizou as inúmeras possibilidades que surgem do diálogo horizontal entre o poder público e a sociedade civil organizada para a construção de uma cultura democrática e emancipadora.

Assim, de acordo com o cordelista:

 

“…possuímos representantes no legislativo apoiadores de nossa causa e do executivo que tem se mostrado participativo e atuante.”

 
 
Raquel Simões – Presidente do FCM –  questionou o modo de sensibilizar, não somente os representantes, como também a própria classe artística,  da importância da conquista do Conselho. E,  consequentemente do Plano e do Fundo Municipal de Cultura para todos os artistas da cidade, não só durante a pandemia, mas para o futuro cultural de Maricá.
 
Acrescentou entendimento que mais do que apoiar é necessário, nesse momento pandêmico, fomentar e criar recursos para que os artistas possam continuar produzindo.
 
Paul Rock – músico – pediu a palavra e falou:
  • sobre a valorização de momentos de diálogo e troca entre os membros do FCM;
  • importância de um pedido de forma pacífica e aberto ao diálogo com as autoridades; onde através da exigência de direitos conquistados não houvesse margem para nenhum embate desnecessário.
 
Ao final de sua fala Bruno Martins e Sandra Gurgel sugeriram:
  • agendamento de uma reunião com os atuais representantes tanto do Executivo como do Legislativo; reunião com objetivo de cobrança e indagação sobre o encaminhamento do CPF cultural do município.
  • elaboração de uma Carta Aberta/Manifesto com base nessa reunião e encaminha-la às esferas respectivas.
 
As propostas foram aprovadas por unanimidade pelos presentes na reunião para constarem em ata.
 

Decisão em ata da reunião:

  • Agendar reunião online dos membros do FCM com os representantes do executivo e legislativo através de oficio para o dia 03/05 e cobrar posicionamento sobre a execução da lei n° 2912 que institui o Conselho.
  • Elaboração de um Manifesto com base nesses apontamentos da última reunião que deverá ser encaminhado e publicado.
Assim decidido, a reunião se encerrou com uma  apresentação de Paul Rock e Santini Cordel e a saudação de Luana Wanderley a todos os presentes.
 

Presentes na reunião

  1. Raquel Simões da Rocha
  2. Marcus Miranda
  3. Bruno Martins
  4. Luana Wanderley
  5. Roberto Bacelar
  6. Paul Rock
  7. Sandra Gurgel
  8. Maria Regina
  9. Edmilson Santini
  10. Leandro Silva
  11. Nivaldo Costa
  12. Ingrid Pedroza
  13. Marilia Muller
  14. Rodrigo Alves
  15. Emerson Santos
  16. Marya Moura.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: