Ata de reunião do Fórum Cultural de Maricá – Abril/2021
Ata de Reunião do F.C.M
Aos 16 dias do mês de abril de dois mil e vinte e um o Fórum Cultural de Maricá se reuniu através da plataforma Google Meet das 19 às 20:45h. O objetivo foi o debate sobre assuntos referentes as necessidades da classe trabalhadora de cultura de Maricá. Leia abaixo resumo da ata lavrada desta reunião.
A pauta sugerida pela Diretoria do FCM foi:
- implementação do CPF CULTURAL;
- eleição e posse do Conselho Municipal com base na lei n° 2912 de 11/12/19 e os encaminhamentos que serão adotados para o segundo trimestre de 2021.
- dificuldade em ser atendida/recebida pela Secretaria de Cultura para tratar de assuntos referentes a academia;
- necessidade por uma maior mobilização do grupo dos artistas para a exigência da implementação do CPF cultural em nossa cidade.
Com a palavra, Sandra Gurgel – Representante do Coletivo Afroencantamento – que:
- reforçou as falas anteriores e
- acrescentou a necessidade de o FCM se organizar e formalizar esse pedido, que reflete nesse momento o desejo dos trabalhadores da Cultura do município.
- pontuou a necessidade de Editais Públicos municipais para a classe artística. Do mesmo moco, como vem acontecendo em outros municípios, assim como o desejo de lutar pelo coletivo.
Durante esta fala, houve a interferência de Marcus Mirada – Boll Ruasia – que colocou a importância de cobrança junto ao poder público para que a Lei n°2912 de 11/12/19 seja cumprida.
- deixou suas impressões sobre o momento;
- apontou a “apatia” que assola todos os fazedores de arte e cultura;
- externou sua expectativa em relação o atual quadro;
- sinalizou as inúmeras possibilidades que surgem do diálogo horizontal entre o poder público e a sociedade civil organizada para a construção de uma cultura democrática e emancipadora.
Assim, de acordo com o cordelista:
“…possuímos representantes no legislativo apoiadores de nossa causa e do executivo que tem se mostrado participativo e atuante.”
- sobre a valorização de momentos de diálogo e troca entre os membros do FCM;
- importância de um pedido de forma pacífica e aberto ao diálogo com as autoridades; onde através da exigência de direitos conquistados não houvesse margem para nenhum embate desnecessário.
- agendamento de uma reunião com os atuais representantes tanto do Executivo como do Legislativo; reunião com objetivo de cobrança e indagação sobre o encaminhamento do CPF cultural do município.
- elaboração de uma Carta Aberta/Manifesto com base nessa reunião e encaminha-la às esferas respectivas.
Decisão em ata da reunião:
- Agendar reunião online dos membros do FCM com os representantes do executivo e legislativo através de oficio para o dia 03/05 e cobrar posicionamento sobre a execução da lei n° 2912 que institui o Conselho.
- Elaboração de um Manifesto com base nesses apontamentos da última reunião que deverá ser encaminhado e publicado.
Presentes na reunião
- Raquel Simões da Rocha
- Marcus Miranda
- Bruno Martins
- Luana Wanderley
- Roberto Bacelar
- Paul Rock
- Sandra Gurgel
- Maria Regina
- Edmilson Santini
- Leandro Silva
- Nivaldo Costa
- Ingrid Pedroza
- Marilia Muller
- Rodrigo Alves
- Emerson Santos
- Marya Moura.