Assistido do Abrigo Mumbuca retorna para casa no Espírito Santo
Ação integra rede de apoio da Prefeitura de Maricá para pessoas em situação de vulnerabilidade
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou nesta semana mais um recambiamento de pessoa em situação de rua. Desta vez, o beneficiado foi Marcus Vinicius dos Santos, de 30 anos, natural de Esplendor (MG), que foi encaminhado para Colatina (ES), onde reside sua família.
A ação foi conduzida de forma articulada pelas equipes do Centro Pop e da Casa Abrigo Mumbuca, que integram a rede de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade do município.
Encontro com a família e reconstrução de vínculos
Segundo a subcoordenadora do Centro Pop, Dayse Almarindo, Marcus já havia passado por Maricá anteriormente, em maio de 2024, vindo de Cabo Frio. Na ocasião, teve os documentos roubados e demonstrou interesse em retomar os estudos, chegando a ser encaminhado para acompanhamento no CAPS AD.
“Marcus é inteligente, alegre. Estava conosco, mas acabou se desligando por vontade própria, sem avisar”, relembra Dayse.
Neste ano, ele retornou a Maricá vindo de Niterói, mais uma vez sem documentos e debilitado por uma crise de bronquite. A partir daí, a equipe técnica intensificou o trabalho de acolhimento e convencimento, com apoio das psicólogas da unidade, para que ele aceitasse retornar ao convívio familiar.
Trabalho humanizado e escuta ativa
“Nós do Centro Pop e da Proteção Social Especial somos comprometidos com a ética institucional e atentos às particularidades de cada indivíduo. São pessoas com sonhos, projetos de vida, buscando se ver livres de estigmas”, destacou Dayse.
A atuação da equipe envolveu escuta qualificada, articulação com a família de Marcus, emissão de documentos e toda a logística necessária para o retorno seguro ao lar.
Foto: Divulgação