Arraiá do Programa Viver Bem lota praça de São José de Imbassaí
Festa ocorreu neste sábado (02/09), após adiamento de uma semana, com show, quadrilha, casamento na roça e comidas típicas
O Programa Viver Bem, vinculado à Secretaria de Governo de Maricá, realizou na noite deste sábado (02/09) sua tradicional festa de São João, que levou um grande público à Praça Gilmar dos Santos Trindade, em São José de Imbassaí, em frente à Arena São José. O evento, que seria no sábado anterior (26/08) mas acabou adiado em razão do mau tempo, teve tudo que tinha direito: casamento na roça, quadrilha, comidas típicas e show com a cantora Natalia Pani, tudo com a participação de alunos dos cinco polos de atividades do programa em toda a cidade.
Além deles, havia também os professores do programa e muitos moradores da região. Na festa foram servidos caldos e cachorro-quente. O coordenador Rogério Peixoto explicou que o evento acabou demorando para acontecer em razão da extensa programação que a cidade ofereceu nos últimos meses.
“Estávamos com tudo pronto há algum tempo, mas a cidade teve um calendário de eventos de grande porte que poderiam ofuscar o nosso. Depois veio a chuva na semana passada, que nos forçou a adiar para hoje, já no mês de setembro. Mas estamos aqui e a festa está bonita, para manter nossa tradição”, celebrou o coordenador, ao antecipar que os próximos eventos a caminho são um festival de lutas marciais e ações do Outubro Rosa, para prevenção do câncer de mama.
Uma das alunas que foram curtir o festejo junino em pleno setembro era a aposentada Edna da Paixão, de 60 anos, que pratica ioga e pilates no polo de Inoã, bairro onde mora.
“A festa está muito animada, estou gostando muito. Vim de Inoã para participar, assim como eu fazia quando entrei no programa, vindo de lá de ônibus para fazer as atividades aqui. Posso dizer que meu condicionamento físico melhorou muito depois que comecei”, afirma ela, que também tem aulas de natação na Arena Flamengo.
Já a pensionista Maria Luíza da Silva garante que já passou por todas as atividades do Viver Bem desde que entrou, no início deste ano.
“Tive duas perdas importantes na família e andava muito depressiva. Depois que iniciei aqui, perdi peso e minha disposição mudou bastante e tenho mais ânimo para tudo. O programa foi um coisa fundamental para a melhora da minha qualidade de vida”, garante a moradora de Itapeba, que tem 58 anos e pratica ioga, pilates e ginástica funcional, entre outros exercícios.
O Programa Viver Bem, que completou dez anos em julho, mantém mais de 20 atividades em seus cinco polos (São José, Inoã, Itapeba, Bambuí e Ponta Negra), que têm hoje aproximadamente três mil participantes. As inscrições no programa são permanentes e podem ser feitas a partir dos três anos, sem limite de idade. Os interessados devem se dirigir aos locais com documentos, como RG e CPF, além do comprovante de residência e atestado de saúde. O polo de São José funciona das 8h às 20h, e os demais das 8h às 19h.
Foto: Katito Carvalho