Apresentação de prêmios marca terceiro dia do seminário regional de saneamento
Iniciativas são voltadas para os alunos com idades entre 15 e 20 anos
O terceiro dia de debates do 1º Seminário Regional do Rio de Janeiro da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), nesta quarta-feira (20/03), foi marcado pelas apresentações do “Prêmio Juventude Sanear” e do “Prêmio da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP)”, e de um debate sobre o tema: “O Saneamento e a Defesa do Meio Ambiente”.
Profissionais que atuam no projeto educacional da Sanemar, Eliane Lula e Viviani Schiavo falaram sobre o trabalho desenvolvido para jovens com idades entre 15 e 20 anos nas escolas do município, o Juventude Sanear.
“Nós temos uma comissão organizadora para esse projeto e vimos que há estudantes de Maricá com grande capacidade de desenvolver um artigo científico. E nada melhor do que falar do processo educativo, onde tudo começa, onde todas essas informações são elaboradas, ou seja, dentro das escolas”, explicou Eliane.
“Tivemos a oportunidade de olhar nos olhinhos de cada estudante, de passar as informações corretas, coerentes, tirar dúvidas. Foi uma oportunidade incrível, muito bacana, porque conseguimos captar a vontade de cada um de participar”, completou Viviani.
Ganhador da edição 2021 do Prêmio da Água de Estocolmo, com o projeto “Desenvolvimento de um mecanismo de retenção de microplásticos em Estações de Tratamento de Água (ETAs), Gabriel Fernandes Mello Ferreira também participou do evento.
O Prêmio da Água de Estocolmo é uma iniciativa reconhecida mundialmente que busca incentivar talentos de 15 a 20 anos que desenvolveram projetos escolares com potencial de solucionar desafios relacionados à água, ao meio ambiente e à sustentabilidade.
“O microplástico mudou a minha vida, esse prêmio foi um divisor de águas para mim, porque além da oportunidade de mostrar o meu projeto para o mundo, eu pude conhecer vários outros projetos de pessoas do mundo inteiro. E, no meu caso, em especial, também tive a oportunidade de ter mentorias internacionais. Além disso, foi a maior votação da história do prêmio até hoje e a primeira vez que o Brasil venceu o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, ou seja, um marco”, declarou Gabriel que desde 2021 trabalha na maior cervejaria do mundo, a Ambev, um motivo de muito orgulho, por se tratar de uma empresa muito ligada à sustentabilidade.
Secretária de Ciência, Tecnologia e Formação, Adriana Costa falou que é preciso acreditar na juventude e incentivar que sejam novos pesquisadores desde a educação infantil, com idades a partir de 5 anos
“Estamos aqui para falar que os alunos de Maricá têm potencial para concorrer a prêmios internacionais. A voz tem que ser coletiva, a crença tem que ser de cada um que está aqui. Quero lembrar que também fizemos essa parceria com a Sanemar para cuidar da nossa água e do nosso esgoto e, assim termos nossa saúde garantida”, explicou Adriana.
Nesta quinta-feira (21/03), a programação continua, com debates sobre os temas: “Desafios e Conquistas da Gestão de Maricá no Saneamento” e “O Saneamento em Debate: Aspectos Legais”.
O evento acontece numa tenda montada em Araçatiba e é fruto de uma parceria da Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), com a Assemae.
Programação:
8h30 – Desafios e Conquistas da Gestão de Maricá no Saneamento. Coordenadora: Roberta Cardoso– Presidente da Companhia de Saneamento de Maricá S/A
Convidados: Gustavo Camacho (Serviço de Obras de Maricá) e Diógenes Lyra (Diretor Executivo da companhia Águas do Rio)
14h – O Saneamento em Debate: Aspectos Legais. Coordenadora: Dra. Mariana Sattamini – Presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Maricá
Convidados: Dra. Ana Tereza Basilio (Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil /Seccional do Rio de Janeiro; Dr. Eduardo Carlos de Souza (Presidente da 38ª Subseção da OAB/RJ); Dr. André Baiseredo (Diretor Jurídico da Companhia de Saneamento de Maricá) e Ivomar Froede (Servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro).