Espraiado de Portas Abertas

Após dois anos de interrupção, Espraiado de Portas Abertas retorna neste domingo (10/04)

Compartilhe essa matéria:

Espraiado de Portas Abertas retorna

A Prefeitura de Maricá retomou neste domingo (10/04) o Espraiado de Portas Abertas, que ficou suspenso por dois anos em razão da pandemia do novo coronavírus. Nesta edição, que teve a Páscoa como tema, o prato servido em 18 estabelecimentos do circuito foi a galinha à moda caipira, mas também teve outras opções de gastronomia para quem já estava no clima da Sexta-feira Santa. Feiras de artesanato e shows musicais também fizeram parte do evento, que aconteceu em toda a extensão da área rural, das 9h às 17h.

 

 

Presente na 1ª edição do ano, o secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, falou sobre a retomada do projeto considerado um atrativo turístico para toda a região.

 

 

“O Espraiado de Portas Abertas é um projeto grandioso, que envolve mais 40 participantes, dentro de uma perspectiva de desenvolver nosso turismo rural. Ao mesmo tempo em que estamos na praia, a 10 minutos daqui chegamos na área rural, onde temos todo atrativo voltado para a família, boa música e gastronomia. Essa é a diversidade que Maricá apresenta para o turismo”, afirmou.

Evento atrai novos visitantes

Moradora de Maricá há apenas um ano, a dona de casa Juliana Abreu, de 31 anos, foi conhecer o espaço com sua família e ficou fascinada pela história e pela estrutura do conjunto arquitetônico.

 

 

“Já ouvi falar da fazenda, mas não a conhecia. A história e o tempo que ela foi construída me chamaram a atenção. A estrutura é bem legal e diferenciada. Embora dentro da cidade, é um ambiente completamente diferente. Parece que estamos na serra”, acrescentou.

 

 

Em visita à fazenda pela primeira vez, a jornalista Carine Monteiro Valente, de 42 anos, ressaltou a organização do Espraiado de Portas Abertas e o resgate à memória do povo, que, para ela, é a garantia de que futuras gerações desenvolvam e continuem desenvolvendo estratégias de manutenção permanente dessa história.

 

 

“Estou encantada com a iniciativa do Poder Público de resgatar a memória e a história das famílias que originaram a cidade de Maricá, além de interagir com outras secretarias do governo trazendo a arte e a cultural local por intermédio do artesanato. Acho extraordinário e mais do que necessário”, opinou.

Atrações pelo bairro

Na outra ponta do Espraiado, perto da cachoeira, fica a Sede das Unidades de Conservação de Maricá, que também esteve aberta com diferentes atrativos como o EcoMuseu Bertha Lutz – onde houve uma visita guiada mostrando espécies de peixes e insetos da região. Houve ainda circuito ecológico, exposições e loja de souvenirs. As ecobikes gratuitas também estiveram disponíveis para quem quisesse pedalar pela região.

 

 

Para as próximas edições, a Secretaria de Turismo já definiu que, a partir de junho, o Espraiado de Portas Abertas passará a acontecer também no sábado, além do tradicional domingo. Para o secretário Robson Dutra, o evento evidencia o grande potencial turístico da região.

 

 

“O Espraiado de Portas Abertas é um projeto que proporciona experiências incríveis. Aqui você pode explorar o melhor do turismo rural, estar em contato com a natureza, o que renova as energias após tempos tão difíceis; saborear a gastronomia local; e conhecer um pouco da cultura de quem vive ali. Após esses dois anos de restrições, estamos em processo de retomada pós-pandemia e, em breve, teremos dois dias para curtir”, afirmou Dutra.

Veja o calendário das próximas edições do Espraiado de Portas Abertas:

4 e 5 de junho – Festas Juninas

Prato principal: feijoada

 

6 e 7 de agosto – Gastronomia do Guando

Prato principal: guando

 

8 e 9 de outubro – Dia das Crianças

Prato principal: gastronomia com Aipim

 

3 e 4 de dezembro – Natal Rural Mágico

Prato principal: pernil à moda da roça

 

Foto: Evelen Gouvêa

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: