baleia no litoral da restinga

Aparecimento de baleia no litoral da restinga de Maricá

Compartilhe essa matéria:

Baleia no litoral da restinga de Maricá nesse sábado

Antes de mais nada, a Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá confirma o aparecimento de uma baleia no litoral da restinga de Maricá nesse sábado, dia 05/09. Desse modo, o animal macho com cerca de 10 metros e entre 15 e 20 toneladas era jovem, da espécie jubarte e já se encontrava em decomposição avançada quando foi visto por moradores.

 

“Tão logo fomos informados, acionamos os pesquisadores da UERJ, que vieram a Maricá e recolheram amostras de tecido para análise”, explicou o secretário Guilherme di Cesar Motta  .

 

O  corpo do animal será encaminhado para um  local devidamente licenciado em São Gonçalo, o Bora fora Grande Guerreiro”. “ No entanto, ainda estamos analisando a melhor maneira devido a complexidade da operação”, informa o secretário de Cidade Sustentável.

 

Enfim, os pesquisadores da UERJ, no entanto, acreditam que o estado avançado de decomposição do corpo  vai dificultar a definição da causa real da morte do animal.

 

Jubarte: a baleia no litoral da restinga de Maricá

 
Antes de mais nada, as jubartes chegaram cedo ao Brasil em 2020. Sim, de fato, a temporada deste ano de presença das baleias-jubarte na costa brasileira começou em 30 de abril ao sul de Ilhabela, SP.
 
 
Na mesma data, uma jubarte encalhou já morta em Ilha Comprida, na costa sul paulista. Outras avistagens já foram realizadas próximo a Arraial do Cabo (RJ) e Vitória (ES). Essa chegada mais cedo pode estar ligada a fatores ambientais complexos que interferem no seu ciclo de vida, e ainda são pouco conhecidos dos pesquisadores. 

 

Conhecida também como baleia corcunda, a baleia jubarte é chamada pelos cientistas de Megaptera novaeangliae. Quando salta, elevando seu corpo quase completamente para fora d’água, por alguns segundos ela parece querer vencer a gravidade e alçar vôo. Neste momento, suas longas nadadeiras peitorais, que chegam a medir até 1/3 de seu comprimento total, poderiam ser comparadas às asas de um pássaro.

 

Esta é a origem do nome Megaptera, que em grego antigo significa “grandes asas”. Já “novaeangliae” fala do primeiro local onde foi registrada a espécie, Nova Inglaterra.

 

Quem observa uma jubarte saltando fica fascinado com a beleza do espetáculo. Mas, com certeza ficaria ainda mais impressionado ao descobrir que aquele corpo que se projeta no ar pode pesar de 35 a 40 toneladas e medir cerca de 16 metros de comprimento.

 

Foto: Divulgação – Prefeitura

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: