Alunos do programa de Iniciação Científica apresentam trabalhos finais
Exposições dos trabalhos são abertas ao público e acontecem até o dia 10/02, na sede da Incubadora Social de Tecnologias, em Itaipuaçu
Após um ano de pesquisas, os alunos do Programa de Iniciação Científica 2022 da Prefeitura de Maricá iniciaram as apresentações dos seus trabalhos finais de pesquisas nas áreas de Educação e Saúde, esta última voltada aos impactos e sequelas da Covid-19. As sessões iniciaram na segunda-feira (06/02) abertas ao público e acontecem até sexta-feira (10/02), das 9h às 17h, na Incubadora de Inovação Social em Tecnologias, em Itaipuaçu (Rua Van Lerbergue, próximo ao Centro Administrativo da Prefeitura). A iniciativa é realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Educação e apoio da Escola Municipal de Administração (Emar).
Um dos trabalhos abordou os impactos da Covid-19 na saúde mental dos profissionais que atuaram na linha de frente durante a pandemia. A pesquisa foi feita pelo aluno Lucas de Lima com orientação de Cláudia Rodrigues e está em estudo a implantação de um projeto a partir dessa análise na Secretaria de Saúde, como explica o coordenador do Programa de Iniciação Científica, Sérgio de Mattos.
“A pesquisa apontou um índice muito alto dos profissionais da linha de frente que tiveram problemas de saúde. A ideia é criar um setor no Hospital Conde Modesto Leal para fazer o acompanhamento desses profissionais com tratamento psicológico a fim de recuperá-los para o exercício pleno da profissão”, disse Sérgio.
Covid: 40% dos entrevistados tiveram depressão
O aluno Luiz Felipe Sant’Ana de Souza do curso de Medicina Veterinária, da Universidade Vassouras, expôs o trabalho sobre enfermidades neurológicas como sequela da pandemia da Covid-19 feita em parceria com o projeto Sentinela Maricá, do ICTIM e Secretaria de Saúde. Segundo ele, 40% das pessoas entrevistadas tiveram depressão após a pandemia.
“Fizemos pesquisas para ver como a população de Maricá se comportou e quais as sequelas causadas pela pandemia, como estresse do lockdown e até mesmo pela infecção do vírus. Vimos como as comorbidades afetam a população com dados de perda de atenção, depressão e ansiedade. É necessário voltar a atenção à saúde primaria básica para saber como as pessoas tem reagido com a doença”, ressaltou.
O professor e orientador Thiago Silva Frauches, que é um dos coordenadores do Projeto Sentinela Maricá, destacou que o Programa de Iniciação Científica foi muito importante por ter sido a primeira experiência que muitos alunos tiveram na área da ciência e como é realizada uma pesquisa.
“Eles trouxeram os questionamentos sobre o projeto Sentinela e esses resultados vão servir para o norteamento de políticas públicas voltados para grupos com comorbidades”, afirmou o orientador.
O gestor da Incubadora de Inovação Social e Tecnologias, Francisco Andrade, acompanhou o primeiro dia de apresentações e disse que esse debate é fundamental para colocar em prática os trabalhos acadêmicos.
“A gente tem startups voltadas para a área de saúde e queremos ver a viabilidade de uma ação conjunta a partir dessas análises”, destacou.
Programa de Iniciação Científica
O projeto é voltado para seis áreas de investigação: Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Cultura, Agricultura, Sustentabilidade e Meio Ambiente. A iniciativa é uma parceria do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) com a Secretaria de Educação. Os 49 alunos selecionados são do programa Passaporte Universitário e recebem bolsas de R$ 600 mensal. Já os 14 orientadores, cujas bolsas são de R$ 3.700 por mês, precisam ter grau de doutor (ou equivalente) ou experiência empírica relevante nas áreas de pesquisa proposta, bem como ser servidor da Prefeitura de Maricá ou de seus órgãos vinculados.
Veja abaixo a lista das demais pesquisas que serão apresentadas:
Terça-feira (07/02)
13h
Orientadora: Luana Jotha Mattos
Área: Educação
Orientandos: Larissa da Silveira Mattos, Meiry Ellen Silva de Oliveira, Adriana Maciel de Oliveira e Lara Dias do Nascimento
15h
Orientadora: Mônica Maria Campos
Área: Sustentabilidade
Orientandos: Erica Branco Pereira Santos, Andrea de Oliveira Caetano Nunes, Elizeth Pires Leal e Aline Maria de Brito Silva
Quarta-feira (08/02)
10h
Orientador: Raja Khalil
Área: Educação
Orientandos: Thiago de Lima Sobrinho da Mota Pinto, Iane Macedo de Lima, Camila Delfoente Detoni Ferreira e Verônica da Silva Santos N. Ferraz
13h
Orientadora: Ludmila Taveira Santos
Área: Saúde
Orientandos: Fernanda Mesquita Alves, Ana Cássia Gonzalez dos Santos Estrela, Matheus da Silva Alvarenga e Murillo Henrique Azevedo da Silva
15h
Orientadora: Ana Cristina Nunes de Carvalho
Área: Saúde
Orientandos: Gabrielle Coutinho de Souza, Julliana Vieira Pereira, Crislane de Nazareth Freire e Angela Maria dos Santos Silva
Quinta-feira (09/02)
10h
Orientador: Rogério Fernandes da Silva
Área: Cultura
Orientandos: Pedro Henrique Alexandre Guerra Gomes, Bárbara Soares de Mendonça e Cristina Soares de Lima
13h
Orientadora: Rafaela Gomes Correa
Área: Sustentabilidade
Orientandos: Maria Eduarda Borges Madruga, Thábata Fernandes de Araújo e João Augusto Dugim Neto
15h
Orientadora: Juliana Ribeiro Nascimento
Área: Sustentabilidade
Orientandos: Daniel Barbosa de Souza, Clarissa Dias Tozato de Siqueira e Sayuri Irie Madeira
Sexta-feira (10/02)
10h
Orientador: Jorge Luis Moutinho Lima
Área: Cultura
Orientandos: Maria Luiza Marques Pereira e Diego Pacheco Rodrigues
13h
Orientadora: Luciana Gonzaga Bittencourt
Área: Cultura
Orientandos: Dafne Lessa Guimarães e Leticya Rodrigues Goulart
15h
Orientador: Gustavo Tavares Ventura
Área: Saúde
Orientandos: Felipe Rodrigues de Sá, Daniele de Sousa Melo Garcia,
Lauana Alexandre dos Santos e Ana Carolina Suarez Polido
Foto: Marcos Fabrício