Alunos da Escola Municipal Marisa Letícia, em Inoã, realizam prova do Saeb
Ao todo, 113 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental participaram da avaliação
A prova tem como objetivo avaliar a qualidade da educação oferecida aos jovens. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas na SAEB, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, detectadas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Para incentivar e motivar os alunos foram oferecidos um café da manhã especial, almoço e sobremesa, além de presentes e pula-pula para as crianças. A diretora da unidade, Lorimar Dornelas, contou que as crianças já vêm se preparando para a prova, que é de suma importância na avaliação educacional.
“Essa prova é de grande importância para as crianças e para o município. Além de diagnosticar o que precisa melhorar na qualidade do ensino, do processo de aprendizagem, como que estão os conteúdos, também é uma forma de mostrar o quanto o município se preparou para esse momento e mostrar que estamos tendo grandes avanços no quesito ensino. A gente já vem preparando as crianças há alguns meses e, como hoje é o dia da prova e eles ficam em tempo integral, fizemos um dia especial, com café da manhã, almoço e lanche com tudo que eles gostam. Além da recreação, tudo para tornar o dia mais leve e agradável”, contou.
Alunos ansiosos
“Minha meta é ser a melhor na prova, estou me preparando, venho estudando muito e quero fazer sem dificuldade. Estou bastante confiante. Poder me divertir antes da prova é bom para poder descansar a minha mente e poder ir revigorada”, disse.
“Estou cem por cento preparado. Estudamos muito e hoje chegou o dia. A gente fica ansioso, mas é só mais uma prova. A escola é muito boa e sei que vai dar tudo certo”, contou.
Sobre o Saeb
Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.
Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.