Alunos da Escola Municipal CAIC Elomir Silva conhecem laboratório móvel
Veículo equipado com impressoras 3D, óculos de realidade virtual e jogos eletrônicos circulará pelas escolas da rede de ensino
Alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí, conheceram nesta quinta-feira (11/05) o laboratório móvel desenvolvido pela Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade. O veículo é equipado com impressoras 3D, óculos de realidade virtual, jogos eletrônicos, materiais recicláveis de lixo eletrônico, painéis educativos nas janelas e ficará estacionado no pátio da escola
A visita guiada é feita em grupos de aproximadamente 15 alunos, que são acompanhados pelos agentes. O veículo vai circular por todas as escolas da rede municipal de ensino. O projeto é uma iniciativa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com o Instituto Nova Ágora de Cidadania (Inac) e com a Secretaria de Educação.
Diretora da Escola Municipal CAIC Elomir Silva, Ciara Barcelos falou que a chegada do ônibus à unidade proporciona novas experiências tecnológicas aos seus alunos, que foram os primeiros a receberem os chips de acesso limitado à internet da Maricá Telecom, em setembro do ano passado.
“No ano passado recebemos os tablets e os chips de acesso à internet da Maricá Telecom e agora estamos com esse ônibus com todos esses aparatos. Isso é um privilégio para nós”, disse a gestora.
Alunos aprovam a experiência
Aluna do 9º ano, Clara Helena, de 13 anos, contou um pouco sobre a experiência de usar os óculos de realidade virtual.
“Eu já estudei em outra escola e nunca tinha visto isso. A gente estava em uma nave espacial, não consegui achar a saída e quase caí aqui”, relatou a menina encantada com a vivência.
Caleb Samuel, do 9º ano, destacou o fato de poder aprender fora do ambiente de sala de aula.
“É muito interessante ver o que é feito na impressora 3D e o projeto de fazer novos computadores. Acho legal porque temos novos aprendizados que não ficam só em sala de aula”, disse.
Responsável por acompanhar os alunos na visita, o agente de mobilização, Jorge Barreto Junior, expressou seu sentimento em poder contribuir para o aprendizado dos jovens.
“Tem pessoas que não têm a possibilidade de conhecer uma impressora 3D ou de vivenciar a experiência de usar os óculos de realidade virtual. Em cada escola que o ônibus estaciona é uma satisfação poder passar um pouco dessas informações”, contou.
O circuito com o laboratório móvel acontece desde o mês de abril pelas escolas municipais, proporcionando experiências lúdicas, interativas e aguçando percepções intelectuais das crianças e adolescentes. O veículo equipado estará nas próximas segunda e terça-feira (15/05) e (16/05) na Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos, no Centro.
Foto: Marcos Fabrício