agricultores de Maricá

Agricultores de Maricá aprendem técnicas do cultivo de tomate e pimenta na UFRRJ, em Seropédica

Compartilhe essa matéria:

Plantações de tomates especiais e pimentas variadas para agricultores de Maricá

O projeto Inova Agroecologia promoveu um dia de campo em plantações de tomates especiais e pimentas variadas para agricultores de Maricá, no Campo Experimental de Horticultura do campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, na última semana. A parceria da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), por meio da Biotec Maricá, com a UFRRJ tem a intenção de apresentar o trabalho do Inova no horto da agrobiodiversidade para que, posteriormente, seja desenvolvida o cultivo dos tomates e pimentas por produtores rurais de Maricá.

 

“Tivemos um dia importante e muito representativo. É mais uma etapa concluída do convênio, em uma ação que está buscando levar práticas agroecológicas e orgânicas ao produtor de Maricá, de forma que você tenha o produtor inserido no mercado e o consumidor maricaense tendo acesso a um produto orgânico e sustentável ambientalmente, economicamente e socialmente também. Essa é só uma das etapas deste convênio que tem como um dos principais objetivos a troca de saberes. Tanto da arte acadêmica, da universidade, quanto dos agricultores locais”, afirma Leonardo Lima, diretor de Pesquisa da Maricá Biotec.

 

Na ocasião, os produtores puderam participar de várias atividades, como técnicas de produção de muda, estaquia (método de reprodução que consiste no plantio de pequenas estacas de raízes ou folhas), enxertia (união dos tecidos de duas plantas), além de conhecerem a coleção de tomates orgânico preservada pelo Departamento de Fitotecnia da UFRRJ com mais de 300 itens e 60 variedades de tomateiro da coleção, plantados no campo experimental do departamento, cujos tipos são muito diversos dos encontrados normalmente nos supermercados.

 

Para o engenheiro agrônomo e professor da UFRRJ, João Araújo, o objetivo é introduzir em Maricá o cultivo com valor agregado, estimulando a diversidade de produção e fomentando o interesse da gastronomia da cidade em comprar estes produtos do pequeno produtor.

 

“Maricá está em expansão e queremos inserir em sua gastronomia, produtos que não são os triviais, como os de longa vida encontrados nas prateleiras dos mercados, como únicos padrões de tomate, por exemplo. Estamos fazendo outro caminho com essa parceria com a Codemar, que é o resgate da diversidade e originalidade. É fundamental que a gente possa tirar esse muro que a sociedade vê nas universidades e desconstruir esses muros, fazendo com que o agricultor se empodere do motivo pelo qual serve a pesquisa acadêmica: a democratização do acesso à informação, à tecnologia e à inovação. O Inova compreende tudo isso”, ressalta Araújo.

Experiência de anos na agricultura se une à sabedoria das salas de aula

Morando há 30 anos em Maricá, o produtor rural Liberino Monteiro, o Seu Nitinho, de 70 anos, era um dos mais interessados na programação. Agricultor desde os 12 anos, quando começou a plantar tomate em São José de Ubá, noroeste do estado do Rio de Janeiro, cultivou o fruto até os 56, quando já morava em Itaocaya Valley, em Maricá. Hoje, o produtor reside na Fazenda Pública Joaquin Piñero, no Espraiado, e se dedica a plantar mandioca, inhame, batata doce, cana e banana, mas após a visita, pensa em retomar o cultivo do tomate.

 

“Já cheguei a tirar 20 quilos de tomate por dia, em uma vida inteira trabalhando na lavoura. Vim em busca de mais conhecimento para produzir o tomate orgânico. Com a mente aberta a gente tem sempre o que aprender. A vida é um aprendizado! Vim com a minha experiência, ter novas informações com a sabedoria dos profissionais daqui. Quero plantar para consumo próprio e venda, pois o vendido no mercado tem muito agrotóxico”, conta Nitinho.

 

Parceria com a Biotec Maricá – O horto da Biodiversidade faz parte do projeto Inova Agroecologia Maricá, um projeto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), gerido pela Codemar, por meio da Biotec. O projeto realiza atividades científicas e tecnológicas para fortalecer a agroecologia no município, com o auxílio de profissionais, entre professores, especialistas e técnicos da UFRRJ

 

 

Foto: Leonardo Fonseca

Fonte: Codemar

agricultores de Maricá

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: