Aberta mais uma edição do Pedacinho do Céu

Compartilhe essa matéria:

Até domingo (06/08) acontecem shows de Bossa Nova no palco flutuante montado na orla de Araçatiba

A Prefeitura de Maricá iniciou nesta sexta-feira (04/08) o charmoso projeto Pedacinho do Céu, que acontece próximo ao deck de madeira na orla de Araçatiba. Até domingo, dia 06/08, o pôr do sol mais bonito da região será contemplado com apresentações de Bossa Nova no palco flutuante. O festival cultural acontece das 15h às 21h. A programação acolhe, dessa vez, a edição especial do Vinhos & Sabores que vai garantir degustação de bebidas, workshops e boa experiência gastronômica. O espaço recebe a tradicional feira artesanal e espaço kids.

A abertura do Pedacinho do Céu, na sexta-feira (04), contou com tributos a Maysa e Vinícius de Moraes, feitos pelo Quinteto Nossa Bossa e por Ronaldo Valentim e banda. Perto dali, na orla, os visitantes puderam conferir uma prévia da exposição de carros antigos que será realizada em setembro. Um Fusca e uma Variant estão expostos no evento.

Ivonete Pereira, 61 anos, mora em Araçatiba e foi apreciar o pôr do sol com as irmãs e uma amiga.

“Eu moro aqui pertinho, então venho toda vez que tem evento. Ano passado teve chorinho. Bossa nova é a primeira vez que tem. Já aproveitei para conhecer no deck, o espaço da exposição que conta a história da bossa nova está muito lindo. Todas as edições são maravilhosas e cada ano vai inovando. Dessa vez tem um reservado ali. Muito bom. E o brinde ao pôr do sol foi lindo. Cheguei aqui 17h para ver”, explicou.

O militar Edson Sousa, 42 anos, veio de Itaipuaçu com a esposa para participar do evento pela primeira vez.

 

“Nós fomos na exposição do vinho, achei bem bacana, mas infelizmente não degustei porque eu gosto muito de vinho, mas estou dirigindo. E achei esse espaço bossa nova também bem interessante. Deram importância para os nossos principais cantores da música popular brasileira e da bossa nova. Por isso, achei bem interessante. Eu conhecia a história de alguns porque são bem emblemáticas como a da Elis Regina, de Tom Jobim. Mas outros que não são da minha época, eu não conhecia”, explicou.

“O evento surpreendeu. A gente veio à convite de amigos que tinham vindo no ano passado e confirmou que é realmente muito bom. Está tudo muito organizado, bem explicado, muito legal. Eu acho que Maricá tem dado ênfase muito grande para a diversificação musical, à cultura”, completou a depiladora Elen Sousa, 36 anos.

Bossa Nova

A principal característica da Bossa Nova era a simplicidade: violão, piano, percussão e baixo, sem grandes exibições de potência vocal. Era uma forma mais intimista de fazer música, uma releitura do samba tradicional.

As músicas que inauguraram o estilo musical foram de 1058 e “Samba de uma nota só” de 1960 (composições de Tom Jobim e Newton Mendonça interpretadas por João Gilberto. “Chega de Saudade” de Tom Jobim e Vinícius de Moraes é outra canção interpretada por João Gilberto no estilo voz e violão., formando a identidade da Bossa Nova.

Programação Pedacinho do Céu

 

Neste sábado e no domingo (05 e 06/07), as apresentações começam a partir das 17h com Chorinho ao pôr do sol com o grupo Projeto Pedacinho do Céu; e Samba e Bossa Nova com o grupo Heróis de Botequim. No sábado haverá tributo a João Gilberto com Regina Bendetti; e domingo a homenagem será para Elis Regina com Vivi Serrano.

Programação Vinhos & Sabores

O tão aguardado pôr do sol foi celebrado com palmas e brinde coletivo entre os participantes do workshop Vinhos & Sabores.

 

Nesta edição, o projeto garante a degustação de bebidas e workshops que abordam temas relacionados à história do vinho, o hábito de consumir a bebida e o mercado dentro e fora do país.

 

Com o tema “A diferença entre vinhos em lata e em caixa. Analisando a crescente tendência de consumo simplificado de vinho”, o workshop discutiu a qualidade e quebra de preconceito com vinhos em bag e em lata, que vem ganhando popularidade nos últimos anos. O público pôde acompanhar a palestra realizando degustação de ambos.

 

“É muito gratificante estar com a 2a edição do Vinhos & Sabores dentro deste grande evento que é o Pedacinho do Céu”, disse Felício, que também é Consultor e Vice-presidente da Associação Brasileira de Sommeliers.

Workshops gratuitos acontecem antes das apresentações artísticas no palco flutuante. As palestras serão ministradas pela sócia proprietária da Adega Forletta, Henriette Forletta, e pelo sócio proprietário da Casa Moaa Vinheria, Rogério Felício.

Projeto de sucesso

A estreia do festival aconteceu em maio de 2022, levando o nome da música “Pedacinho do Céu”, de Waldyr Azevedo, inspirado em um evento famoso que saúda o pôr do sol da Praia de Jacaré, em João Pessoa, na Paraíba. A edição recebeu cerca de 10 mil pessoas presentes nos cinco dias do evento.
O evento é realizado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e pelas secretarias de Promoção e Projetos Especiais e Turismo. O projeto faz parte de uma série de ações do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável – Maricá 2030.

05/08
15h – Workshop – “Explorando o conceito de vinhos varietais e castas de uvas, com destaque para os vinhos portugueses”;
17h – Projeto Pedacinho do Céu – Chorinho ao pôr do sol;
19h – Samba e Bossa Nova com o grupo Heróis de Botequim;
21h – Tributo a João Gilberto com Regina Bendetti.
06/08
15h – Workshop – “Como atrair clientes para restaurantes e pousadas com uma seleção de vinhos de qualidade e um serviço exemplar”;
17h – Projeto Pedacinho do Céu – Chorinho ao pôr do sol;
18h – Tributo a Elis Regina com Vivi Serrano;
21h – Samba e Bossa Nova com o grupo Heróis de Botequim.

Foto: Anselmo Mourão

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: