Missão Maricá firma parceria com a Fundação José Saramago
Convênio prevê intercâmbio cultural e exposições entre Maricá e Lisboa
A Missão Maricá, que está em Portugal para estabelecer parcerias e ampliar iniciativas culturais, firmou um convênio com a Fundação José Saramago, em Lisboa. O acordo prevê a realização de intercâmbios, seminários e exposições do acervo da fundação em Maricá, além de atividades para artistas maricaenses na capital portuguesa.
O encontro aconteceu na histórica Casa dos Bicos, sede da fundação e um dos núcleos do Museu de Lisboa. O secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin, foi recebido pela presidente da instituição, Pilar del Río (viúva de José Saramago), e pelos diretores Ricardo Viel e Sérgio Machado Letria.
Parceria cultural e promoção dos direitos humanos
O secretário Sady Bianchin destacou que a parceria com a Fundação José Saramago vai além do legado literário do Prêmio Nobel de Literatura:
“É uma fundação que se preocupa com direitos humanos, com uma sociedade mais justa e digna. Além da obra maravilhosa de Saramago, ele teve parcerias com grandes brasileiros como Oscar Niemeyer, Jorge Amado, Chico Buarque e Sebastião Salgado. Essa colaboração fortalece a política pública de cultura de Maricá.”
A Fundação José Saramago, criada pelo escritor em 2007, tem como missão a defesa dos direitos humanos, promoção da cultura e preservação do meio ambiente. O novo convênio reforça a vocação de Maricá para o intercâmbio cultural internacional e a valorização de políticas públicas inclusivas.
Intercâmbio e exposições
Com a parceria firmada, Maricá receberá exposições do acervo da Fundação José Saramago, além de eventos culturais e seminários sobre a obra do escritor. O convênio também prevê a participação de artistas de Maricá em atividades na Fundação, em Lisboa.
“A Fundação José Saramago tem tudo a ver com a gestão pública de Maricá, que busca a inclusão social e uma sociedade mais justa. Nossas utopias estão vivas para serem instaladas em parcerias pelo mundo todo,” celebrou Sady Bianchin.
A cidade de Azinhaga, terra natal de José Saramago, também faz parte do projeto, ampliando as possibilidades de intercâmbio cultural entre Portugal e Maricá.
Foto: Divulgação