Alunos da Escola de Atores Aderbal Freire Filho encerram curso com espetáculo teatral

Compartilhe essa matéria:

Serão duas sessões, somente para amigos e familiares dos participantes do primeiro módulo do curso dirigido pelo ator José de Abreu

A Escola de Formação de Atores Aderbal Freire Filho, em Maricá, idealizada e dirigida pelo renomado ator José de Abreu, encerrará o primeiro módulo de seu curso de teatro com apresentações exclusivas para familiares e amigos dos alunos. O espetáculo, intitulado (De) Cadências Estrambóticas e Outros Temas de Revistas, acontece na próxima sexta-feira (6) e sábado (7) na sede da escola.

O curso, com a participação de 30 alunos, teve início em julho e foi ministrado na Incubadora Social de Cultura do ICTIM (Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá), por professoras altamente qualificadas da UNIRIO e CAL (casa das Artes de Laranjeiras). Durante o semestre, as aulas, realizadas três vezes por semana com três horas de duração, proporcionaram aos participantes uma imersão no universo teatral.

A montagem do espetáculo faz parte de um processo pedagógico que simula todas as etapas de produção teatral, como leitura de mesa, memorização de falas, ensaios corridos e gerais. O objetivo é proporcionar aos alunos uma vivência teatral completa e enriquecedora, ainda que o foco, por ora, não seja apresentações públicas.

O objetivo deste primeiro módulo, segundo o diretor José de Abreu, não foi formar atores:

“Sei que não se formam atores em 5, 6 meses. O objetivo foi proporcionar a pessoas comuns da comunidade maricaense uma experiência enriquecedora usando técnicas de teatro, educação dramática, expressão corporal e vocal. Aumentar a sensibilidade, a capacidade de expressão, o sentido de grupo, correção de possíveis problemas vocais e corporais, enfim, proporcionar uma experiência que faça o aluno crescer como ser humano.”

De acordo com o diretor da Escola, em um segundo momento o curso focará na formação específica de atores, previsto para o segundo semestre do próximo ano.

Embora o espetáculo desta semana seja restrito a convidados, existe a possibilidade de apresentações públicas em janeiro.

Foto: Divulgação 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: