Maricá inaugura nova Escola de Aplicação e Estação do Saber
Espaços educativos oferecem ensino integral e novas oportunidades de formação para alunos e professores
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, entregou nesta terça-feira (03/12) dois novos espaços educacionais no Centro da cidade: a Escola Municipal de Aplicação (EMAP) José Pereira e a Estação do Saber do CEPT Zilca Lopes da Fontoura. As inaugurações marcaram um importante passo no fortalecimento da educação municipal, com foco na educação integral e na formação de futuros profissionais da área.
Escola Municipal de Aplicação (EMAP) José Pereira
A EMAP José Pereira, homenageando o agente de apoio educacional José Pereira da Silva, o Zezinho, oferecerá ensino em tempo integral para 225 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 5 e 6 anos. A unidade, situada na Rua Abreu Rangel, 115 – Centro, conta com um moderno bloco administrativo, nove salas de aula, banheiros adaptados para Pessoas com Deficiência (PCD), além de pátio coberto e ao ar livre, cozinha e refeitório.
Durante a inauguração, o prefeito Fabiano Horta relembrou sua própria trajetória na educação de Maricá e a importância da homenagem a Zezinho:
“Eu sou fruto desse jardim de infância, eu sou fruto dessa terra aqui. Com o Zezinho presente nesse lugar, me vem na recordação a minha infância. O sentido maior dessa homenagem é o de fazer ligações em nosso círculo de afeto. Quando a gente cultiva, nos nossos espaços da educação, um valor de encontro, o que iremos sempre cultivar é uma rede que seja regida pelo afeto e pelo amor. Essa é uma premissa da existência humana e essa escola representa esses vínculos de afeto”, afirmou o prefeito.
A unidade também será um espaço de formação pedagógica, com a colaboração da Secretaria de Estado de Educação. O objetivo é que os alunos do Curso Normal do C.E. Elisiário Matta realizem estágios na nova escola, fortalecendo a formação de futuros professores. O secretário de Educação, Márcio Jardim, destacou a importância da educação integral:
“A educação integral é um objetivo. A permanência do aluno na escola com uma formação, seja acadêmica ou em outras áreas como esporte, arte e ciência, contribui para sua formação como um todo. Queremos ampliar cada vez mais a oferta de vagas para educação integral. A universalização dessa modalidade é uma meta”, disse Márcio Jardim.
As matrículas para a EMAP José Pereira podem ser feitas através do site Matrícula Inteligente (https://edu.marica.rj.gov.br/matriculainteligente/).
Estação do Saber – CEPT Zilca Lopes da Fontoura
No Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, também foi inaugurada a quarta Estação do Saber do município, com a presença de aproximadamente 900 títulos e 5.800 exemplares de livros. Batizada com o nome do renomado escritor espanhol Miguel de Cervantes, a Estação do Saber é um espaço inovador, com um auditório para 20 pessoas, além de recepção, duas salas de estudo e cinco computadores para o uso dos alunos.
Durante a inauguração, a diretora-geral do CEPT, Karina Moraes, ressaltou a importância da nova biblioteca para a formação dos alunos:
“Quero deixar clara a importância dessa biblioteca na nossa escola, que já está em funcionamento. É um espaço para todas as idades. Miguel de Cervantes diz que ‘quem tem um livro supera qualquer obstáculo e é isso que queremos passar para nossos alunos’”, destacou Karina.
Bernardo Ferreira Rocha, aluno do 8º ano, participou da cerimônia representando um dos personagens mais icônicos de Cervantes, Dom Quixote de la Mancha. Ele também compartilhou sua empolgação com a inauguração:
“Quando me falaram para participar, eu pensei que iria travar no palco. Mas tudo deu certo. Estou muito feliz com a nova biblioteca. A gente vai poder, agora, levar livros da biblioteca para ler em casa. Ou até mesmo ler aqui. Abre portas de cultura para todo mundo”, afirmou Bernardo.
Tecnologia e Autonomia para os Alunos
Cada Estação do Saber possui um tótem automatizado na entrada, onde os alunos podem se cadastrar utilizando CPF e senha, escolher o livro que desejam e retirá-lo de forma prática e rápida, sem a necessidade de passar pelo bibliotecário. No entanto, um profissional estará disponível para oferecer suporte quando necessário. Este modelo visa dar mais autonomia aos alunos, ao mesmo tempo em que mantém o suporte necessário para o correto uso dos espaços.
Foto: Bernardo Gomes