Educação Antirracista é Destaque na Flimzinha nesta Terça (05/11)
Allan Pevirguladez apresentou uma oficina musical com uma linguagem simples para falar de respeito, inclusão e diversidade
Uma apresentação antirracista com músicas para crianças e uma linguagem simples foi destaque desta terça-feira (05/11) da Flimzinha, tenda infanto-juvenil da 9ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), que acontece na orla do Parque Nanci. O escritor e professor de Língua Portuguesa, Allan Pevirguladez, ensinou à plateia, formada por crianças e professores, canções que tratam de respeito, inclusão e diversidade do que ele chama de Música Popular Brasileira Infantil Antirracista (MPBIA).
Aos 43 anos, o professor, que mora na Zona Norte do Rio de Janeiro, criou canções simples com uma melodia boa de cantar e de fácil repetição, ideal para crianças, com letras sobre respeito ao próximo e para não falar mal do cabelo, de inclusão e diversidade com refrão que diz: “qual é a cor da sua pele? Qual foi a cor que me gerou? Nós somos feitos de várias peles e cada uma é de uma cor”.
“Eu percebi que havia uma lacuna enorme na música infantil brasileira com relação à temática antirracista e estou tentando preencher com esse trabalho”, destacou Tio Allan, como é conhecido entre as crianças, que está na Flim com o seu livro, o “Manual Prático de Educação Antirracista”. “Muitos professores ficam meio perdidos dentro desse processo de não saberem como utilizar a educação antirracista no seu dia a dia, em como aplicar, em como intervir dentro das questões, das situações que ocorrem na sala de aula, e acredito que esse livro possa contribuir muito nesse sentido”, acrescenta o escritor.
Este trabalho começou em 2022, quando lançou a música “Meu cabelo é tão bonito” que inspirou a criação da MPBIA. Ele integra a gerência de Relações Étnico-raciais da Prefeitura do Rio de Janeiro e também atua rede pública da capital. O escritor também realiza oficinas e palestras no Instituto Vini Jr., com educação antirracista e já percorreu mais de 70 escolas com essa oficina.
“Sinto que o impacto é gigantesco na autoestima dessas crianças, dos seus familiares, porque eles têm dificuldade para poder lidar com essa negação das suas raízes, mas depois que conhecem a MPBIA passam a se valorizar, a se verem como belos e valiosos”, reiterou Allan, que também ressaltou o apoio que recebe dos professores e responsáveis. “Eles sempre me mandam mensagens e feedback deste trabalho que tem ajudado muitas famílias, impactado muitos lares e eu acredito que essa é a minha missão”, concluiu.
Professora do CEIM Professora Ondina de Oliveira Coelho, no Centro, Bárbara Tavares, de 34 anos, afirmou que este tema é muito atual e que precisa ser falado com frequência.
“Foi bem bacana essa oficina e os alunos interagiram cantando as músicas. Acho fundamental porque é uma forma de inclusão e respeito”, disse Bárbara.
Espetáculo para a criançada
Na manhã desta terça-feira (05), o palco da Flimzinha recebeu o espetáculo ‘Bibliomala’, da escritora e artista carioca Eliza Moreno, que mistura contação de histórias com uma dinâmica de repertório de leitura. Na apresentação, ela mostrou trechos de fábulas clássicas criando uma interligação entre todas elas, para mostrar que os pequenos já têm a leitura na mente desde muito cedo.
A Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) acontece na orla do Parque Nanci e vai até o dia 10 de novembro. Para acompanhar a programação completa e as atividades em tempo real, acesse as redes sociais da Flim (@flimrj) e da Prefeitura de Maricá (@prefeiturademarica) ou o site: www.flimmarica.com.br.
Confira a programação da Flimzinha para os próximos dias:
Quarta-feira (06/11)
9h30 – Contadora de histórias – Michelle Bittencourt
14h30 – Contação de histórias – Lucia Fidalgo
Quinta-feira (07/11)
9h30 – Brincantar
14h30 – Apresentação Musical Wandinha
Sexta-feira (08/11)
9h30 – Teatro Lambe-Lambre – Trio de Três
14h30 – Apresentação musical Naruto
Sábado (09/11)
9h30 – Apresentação musical Barbie, o Filme
14h30 – Mangueira do Amanhã
16h30 – Show da Luna
Domingo (10/11)
9h30 – Show Violúdico
14h30 – Ih, Contei!
Foto:Bernardo Gomes