Capacitação em tecnologias agroecológicas para agricultores de Maricá

Compartilhe essa matéria:

Curso gratuito dividido em cinco encontros busca difundir práticas modernas que ajudem a produzir alimentos mais saudáveis e de maior valor agregado na cidade 

Produtores rurais de Maricá iniciaram, nesta sexta-feira (17/5), uma jornada de cinco encontros de capacitação em agroecologia e cultivos orgânicos. São aulas gratuitas ministradas por profissionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado. Além das aulas, os agricultores receberão assistência, sementes e mudas de cultivares selecionados para o clima local, como batata-doce, cana-de-açúcar, tomates e outros.As aulas são oferecidas pelo Inova Agroecologia Maricá, um projeto desenvolvido pela universidade em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). O curso “Agricultor inovador” está sendo oferecido de forma gratuita e tem partes teórica e prática no campo.

“Ao fim do curso o agricultor vai ter uma visão geral da inovação na pequena agricultura, na agricultura familiar, e estarão prontos para empreender, para entrar de fato no sistema produtivo”, afirmou o professor, engenheiro agrônomo e coordenador do Inova Antonio Abboud.

Formação

O Inova Agroecologia Maricá vem, ao longo dos últimos anos, reestruturando e recuperando o potencial do município na produção de alimentos, principalmente em propriedades de pequeno porte. Faz parte do processo a introdução de cultivares mais rentáveis e técnicas agroecológicas e orgânicas que aumentam o valor agregado do produto, melhorando a renda das pessoas no campo.

Até o momento, mais de 400 horas de cursos foram oferecidas. No “Agricultor inovador”, 66 pessoas estão inscritas, entre produtores e pessoas que vislumbram entrar para esse mercado. Sempre com a sustentabilidade no horizonte.

“O que os agricultores vão aprender ao longo desses módulos está em consonância com a tendência mundial em sustentabilidade. A ação que a gente pratica vai se refletir no que nós somos”, garantiu o professor e engenheiro agrônomo João Araújo, também coordenador do Inova.

 
Mercado
 
Também participaram do primeiro dia de aulas representantes da Rota Gastronômica de Maricá. A intenção é levar para os agricultores as necessidades dos restaurantes locais e criar pontes que permitam o fornecimento direto de ingredientes frescos para os estabelecimentos.
 
Foto: Paulo Ávila

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: