Centro Pediátrico Dr. Anísio Rangel Filho celebra 1 ano com mais de 42 mil atendimentos realizados
Espaço fica no Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, e conta com equipe e estrutura completas para atender as crianças
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, comemora nesta sexta-feira (15/12) o aniversário de um ano do Centro Pediátrico Dr. Anísio Rangel Filho, localizado no Hospital Conde Modesto Leal. Nesse período, foram realizados 42.820 atendimentos às crianças de até 13 anos de idade, além de 919 internações, o que destaca a sua importância e impacto no cuidado infantil. Por mês, são atendidos, em média, 3.300 pequenos no setor, que tem cerca de 460 m².
O Centro Pediátrico possui uma estrutura de ponta, com quatro consultórios, sala de hipodermia, dez leitos pediátricos de enfermaria, dois leitos de isolamento e três leitos de trauma, oferecendo assistência qualificada e com apoio de profissionais de humanização, que distribuem desenhos para colorir e promovem ações recreativas. Cinco pediatras estão de prontidão diariamente para realizar os atendimentos.
O local também conta com uma brinquedoteca para ações lúdicas e de lazer nos momentos de internação. Além disso, há um lactário para o preparo, higienização e distribuição de misturas lácteas e fórmulas infantis.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, ressaltou a importância da pediatria e seu papel fundamental na realidade atual do município.
“Estamos aqui para celebrar mais um ano do Centro Pediátrico, que tem um papel fundamental na cidade, contribuindo para oferecer assistência em saúde com qualidade às crianças. O espaço de urgência e emergência surgiu para ampliar o atendimento em uma estrutura completa, e esse objetivo foi cumprido, pois foram registrados mais de 42 mil em apenas 1 ano. Muito orgulho desse espaço e pelo seu impacto na vida da população”, afirmou.
Adriana Pimentel, coordenadora de enfermagem do Centro Pediátrico, destacou a estrutura do espaço e detalhou como funciona o acolhimento infantil.
“Estamos completando um ano de atendimento às crianças no Centro Pediátrico Dr. Anísio Rangel Filho. Temos uma estrutura completa de atendimento junto aos cinco pediatras de plantão, onde quatro atendem consultas e um atende especificamente às emergências. Atualmente, são mais de 4 mil atendimentos por mês, com apoio da equipe de humanização, um lactário, uma farmácia satélite e trabalhamos com vários programas de recreação para os nossos pequenos de Maricá”, acrescentou.
População destaca a importância da unidade
No aniversário de 1 ano do Centro Pediátrico, os moradores demonstraram a sua gratidão ao espaço. Joseane dos Santos, de 40 anos, mora em Inoã e aguardava a alta do filho Caio, de 12 anos. Ela garantiu que o filho foi atendido com qualidade e recebeu um diagnóstico que fará a diferença.
“Gostei de todo o atendimento que ele recebeu, foi tudo muito bom. O Caio precisou ficar internado por sete dias após passar mal e, aqui, identificaram que ele tem diabetes. Foi excelente esse acolhimento e, saindo do Centro Pediátrico, vai seguir o acompanhamento”, disse.
Adiliane Mendonça, de 36 anos, é moradora do bairro Pacheco, em Itaboraí. Ela levou o filho Lucas, de 5, para o local e lembrou que sempre procura o Centro Pediátrico por ser sinônimo de bom atendimento.
“Sempre trago o meu filho para ser atendido no Centro Pediátrico quando precisa. Ele já passou mal diversas vezes e sempre teve um ótimo atendimento, não tenho do que reclamar. Mesmo com a distância, venho a Maricá porque sei que o Lucas será bem atendido, fazendo os exames que precisa e sendo medicado”, concluiu.
Atividades recreativas na pediatria
Para tornar o momento de internação mais leve e divertido, são desenvolvidas iniciativas importantes no Centro Pediátrico. Uma delas é o Cine Conde, com a exibição de filmes infantis às crianças internadas, incluindo uma programação de filmes infantis variados, que são projetados em um telão. Os pequenos e seus acompanhantes recebem um lanche especialmente para acompanhar a sessão, preparado pela equipe de nutrição do Hospital Conde Modesto Leal.
Além disso, há o projeto “Mini Chefes”, onde as crianças internadas na enfermaria podem elaborar diferentes receitas, com apoio da equipe de nutrição da unidade. A oficina acontece mensalmente, promovendo momentos de diversão e o contato com formas de alimentação saudável utilizando receitas cotidianas. Após o preparo e degustação, as crianças recebem um certificado simbólico, mostrando que foram aprovadas na oficina e já podem aplicar os conhecimentos.
Foto: Katito Carvalho