Prefeitura participa de seminário urbanístico no Museu do Amanhã
Evento teve dois dias de programação com a presença de seis órgãos municipais
A Prefeitura de Maricá participou do 3º Seminário do Sistema de Informações Urbanas do Estado do Rio de Janeiro (SIURB), realizado no Museu do Amanhã nesta quarta (22) e quinta-feira (23/11). O evento teve como objetivo destacar as iniciativas do estado do Rio de Janeiro na utilização das tecnologias do Sistema de Informações pelo ArcGIS, plataforma utilizada em mais de 30 mil cidades globalmente. O seminário abordou o funcionamento e a gestão da plataforma, além de apresentar a nova interface do Data Rio, sistema de acesso da população, e cases de sucesso da Prefeitura do Rio de Janeiro.
O ArcGIS é uma tecnologia de Sistema de Informações Geográficas (GIS) que fornece ferramentas para capturar, visualizar, editar, gerenciar, analisar e compartilhar dados no contexto da localização. Ele inclui acesso a milhares de conjuntos de dados e mapas selecionados que podem ser explorados e aproveitados para análise e insights.
Estiveram presentes no evento representantes das secretarias de Urbanismo e de Planejamento, Orçamento e Fazenda, Centro de Operações Maricá (COMAR), da Autarquia de Serviços e Obras de Maricá (SOMAR), Empresa Pública de Transportes (EPT) e Comitê Gestor do Sistema de Informação de Maricá (Sinformar).
Segundo o Secretário de Urbanismo, Celso Cabral, a presença de representantes no evento é uma prática positiva para o desenvolvimento da cidade.
“É muito importante conhecer as ações que estão sendo implementadas para a modernização e integração no município, entre as secretarias e para a geração de dados de qualidade”, concluiu Cabral.
Sistemas de Informação de Maricá
O Sinformar é uma plataforma de dados integrada em implementação no município e garantirá maior aproximação entre as atividades de diversas secretarias, compartilhando informações relevantes à gestão e análises de dados que orientam ações adotadas pelo município. O sistema foi projetado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e o Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR).
Um software possibilita ao servidor público salvar arquivos grandes em nuvem, trabalhar com programas de alta capacidade, além de oferecer sistema estatístico e mapeamentos próprios. O processo é totalmente seguro e tem por objetivo gerar materiais que sirvam de referência na criação de soluções locais.
Foto: Divulgação