Saúde reúne profissionais para debater a importância do cuidado bucal
Evento teve como tema os 20 anos do programa Brasil Sorridente, mostrando seus impactos e potencialidades
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na quarta-feira (25/10) mais uma edição do Saúde na Roda, que abordou o tema “20 anos do Brasil Sorridente: encontros, desafios e perspectivas da saúde bucal coletiva no SUS”. A atividade ocorreu no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, integrando dezenas de profissionais de saúde da cidade e gestores da área para diálogos plurais sobre o programa, com reflexões sobre a importância dos serviços odontológicos oferecidos gratuitamente no município.
O encontro teve início com uma mesa de abertura conduzida por Aline Brito, cirurgiã-dentista e superintendente de Especialidades Odontológicas da Fundação Estatal de Saúde (Femar). Ela ressaltou os serviços de odontologia de rotina disponíveis em 24 Unidades de Saúde da Família (USF) e os atendimentos especializados da área no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Boqueirão, pontuando os fluxos necessários de atendimento nesses espaços.
A programação seguiu com a participação dos debatedores: Andréa Neiva da Silva, formada em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz; assim como Luiz Carlos Hubner Moreira, graduado em Odontologia e mestre em Odontologia Social pela UFF, além de doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para Luiz Carlos Hubner é necessário que o profissional de odontologia esteja em articulação com a área em que atua, promovendo a saúde de forma mais efetiva.
“A política nacional estabelece diversas ações de promoção e prevenção relacionadas à saúde bucal. A promoção da saúde é atuar de forma intersetorial, estar dentro do território e verificando, junto à população, como podemos atender às demandas”, afirmou.
Andréa Neiva da Silva destacou as suas vivências na área e como isso gera olhares potentes sobre a odontologia, de acordo com os princípios do SUS.
“Temos portarias e regulamentações da nossa área, que se sucedem ao longo do tempo. Nos reunimos aqui em 25 de outubro, dia do cirurgião-dentista e data mais que especial para esses profissionais. Foi muito importante contribuir com as perspectivas na formação em saúde bucal coletiva do SUS, abordando as experiências da graduação em odontologia da UFF”, concluiu.
Foto: Brener Silva