Inova apresenta curso de enxertia em árvores frutíferas
Método garante desenvolvimento de frutas mais resistentes
O curso “Enxertia em Fruteiras Tropicais”, promovido pelo Inova Agroecologia, levou moradores de Maricá a aprenderem métodos de enxertia e manejo das mudas na manhã desta sexta-feira (20), na Fazenda Pública Joaquim Piñero, no Espraiado.
Professor Adjunto do Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Luiz Martelleto foi o responsável por apresentar o processo de enxertia, que proporciona o desenvolvimento de uma nova planta a partir da união do tecido vegetal de diferentes espécies.
Ele apresentou de forma prática métodos de enxertia em uma muda de uva, mangueiras e abacateiros e explicou as condições ideais para realizar o processo.
“Ensinei a propagação de fruteiras pra quem tem interesse de fazer em casa ou vender, do meu conhecimento de 40 anos na área”, conta o professor, que tem um canal no YouTube (@luizmartelleto) onde ensina vários métodos de cultivo e dicas.
A maioria das árvores frutíferas hoje é produzida a partir de enxertos. Isso possibilita o cultivo de espécies em regiões com fatores climáticos e condições de solo inapropriados para o desenvolvimento de certas frutas.
O Inova Agroecologia Maricá é um projeto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá por meio da Biotec.
Fonte: Codemar