A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anunciou nesta segunda-feira (2509) na 8ª Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), que a cidade está construindo o primeiro polo de apoio voltado exclusivamente para a terceira idade. O programa Escola Municipal para Idosos Milton Felipe Muniz, nome dado à unidade em homenagem ao pai do secretário de Políticas para a Terceira Idade, Ademilton Muniz, o Tatai, foi lançado no mês de agosto de 2023 e já conta com 84 alunos, idosos, que se reúnem nos polos da Casa da Terceira Idade do Centro e de Itaipuaçu. A novidade foi anunciada pelo secretário de Educação, Márcio Jardim, na Arena Gilberto Gil, na Flim, pouco antes das apresentações do grupo de dança cigana (com a professora Cris Zaha) e dos corais da secretaria e da nova escola para idosos. O mesmo grupo volta a se apresentar nesta terça-feira, às 11 horas. De acordo com a gerente de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação, Adriana Ribeiro, a escola é parte de um grande projeto voltado para este público. “Neste momento estamos adequando a grade curricular para que o foco se concentre, inicialmente, nas disciplinas básicas, como português e matemática. Aos poucos, de acordo com o rendimento, iremos expandir essa quantidade de disciplinas. Em breve teremos mais novidades para eles”, garante Adriana, ao lembrar que são hoje 47 estudantes no polo do Centro e outros 37 em Itaipuaçu. A diretora da unidade, Camilla Fernandez, disse que o público-alvo são pessoas que estão há mais de 20 anos fora das salas de aula, e que uma das metas será trabalhar a autonomia desses idosos. “O que a gente mais ouve deles é que tiveram de deixar os estudos por razões familiares ou pelo trabalho, além de não se sentirem confortáveis em turmas de EJA onde tem gente mais nova e até adolescentes. Então estamos com turmas dentro da mesma faixa etária e queremos reinseri-las no ambiente escolar. Uma coisa muito boa é que eles têm um olhar diferenciado sobre os estudos e muita vontade de melhorar”, revela a diretora. Um deles é a dona de casa Olga da Silva Maia, que aos 78 anos tem a oportunidade de ‘estudar de verdade’, como ela mesma diz, e ela quer ir longe. “Nunca tive liberdade para estudar. Primeiro porque minha não permitiu e, depois, meu marido também não. Quando eu queria estudar não me deram chance, e aprendi a ler por esforço próprio, e ainda assim de forma muito básica. Agora já estou treinando a leitura e melhorando a cada dia. Quem sabe não chegou a uma faculdade de Direito ou Psicologia”, projeta a moradora do Flamengo. Segue link com fotos httpswww.flickr.comphotosprefeiturademaricaalbums72177720311470189 Crédito Gabriel Ferreira

Vacinação contra a covid-19 disponível na FLIM

Compartilhe essa matéria:

Mais de 400 pessoas já receberam a dose do imunizante

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, segue com a vacinação contra a covid-19 na Festa Literária Internacional de Maricá, a FLIM. Os adultos maiores de 18 anos e adolescentes de 12 anos ou mais imunossuprimidos ou com comorbidades podem receber a dose da vacina bivalente diariamente, de 9h às 16h, no estande da saúde. Já as crianças de 6 meses a 11 anos podem receber o imunizante no sábado (30) e domingo (01), das 9h às 16h, no mesmo local.

A vacina contra a covid-19 vai estar disponível até o último dia da FLIM, no domingo (01/10). Na primeira semana do evento, mais de 400 adultos e adolescentes com comorbidades ou imunossupressão foram imunizados com a bivalente, que protege contra a subvariante Eris (EG.5) 75 crianças também receberam a dose contra a doença e estão em dia com a vacinação.

Para receber o imunizante, é necessário que a pessoa tenha completado o esquema primário ou recebido a última dose de reforço em um intervalo de 4 meses. Além disso, precisa apresentar um documento com foto e a carteirinha de vacinação ou o app ConectSus. No caso das crianças, também devem estar acompanhadas de um responsável legal. Adolescentes com comorbidades ou imunossuprimidos devem apresentar um laudo médico que comprove a situação de saúde.

Confira outros locais de vacinação

Adultos e adolescentes, de segunda a sexta-feira

USF Central: Rua Clímaco Pereira, n° 241,
Centro (9h às 18h)
USF Jardim Atlântico: Rua 36, lote 01, quadra 206, Itaipuaçu (9h às 18h)
USF Marinelândia: Rua 09, quadra 15, Cordeirinho (9h às 16h)
USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16,ao lado do Polo Mania, Inoû (9h às 16h)
USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n, São José do Imbassaí (9h às 16h)

Crianças de seis meses a 11 anos

Terças-feiras
USF Inoã 2: Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/n (ao lado do DPO). (9h às 18h)

Quintas-feiras
USF Elenir Umbelino de Mello: Rua Ary Spíndola, quadra A, lote 352, Flamengo. (9h às 16h)

Foto: Gabriel Ferreira

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: