Sanemar lança obras de tratamento de esgoto em Inoã

Compartilhe essa matéria:

Rede de esgotamento sanitário da região contará com 13 quilômetros de extensão, dois mil metros de linhas de recalque e três elevatórias

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá, realizou nesta sexta-feira (1º/09) o lançamento das obras da rede de saneamento na região de Inoã. A rede de esgotamento sanitário da região contará com cerca de 13 quilômetros de extensão, dois mil metros de linhas de recalque e três elevatórias. Após o processamento, o esgoto tratado será destinado ao rio Taquaral. As obras estão previstas para durar 17 meses. Ao final, o sistema beneficiará mais de oito mil maricaenses.

De acordo com a presidente Rita Rocha, há muito para celebrar. Em apenas dois anos de atividades da Sanemar, Maricá deu um salto na cobertura de esgoto, que antes era representada por apenas 3% de rede, localizada somente no centro da cidade, para mais de 30% de cobertura em obras, que irão atender a mais de 60 mil maricaenses.

“As obras do município estão ocorrendo por toda parte, desde Jaconé até Itaipuaçu. Esse próximo mês vamos lançar as obras de São José, que são mais 130 km de obra, temos o emissário de Itaipuaçu, que em breve será construído. Então, temos corrido atrás desse passivo no saneamento de nossa cidade, o prefeito Fabiano Horta trabalha de forma incansável para que a gente possa recuperar esse tempo e conseguir trazer avanços e preservação ambiental, principalmente para nossas lagoas. “, analisou Rita.

Parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação

Ao fim do evento, a presidente da Sanemar assinou um termo de cooperação técnica a secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação de Maricá.
 “É um momento muito especial. Maricá é uma cidade que não tinha nada, e agora com essa evolução, e com a sábia aplicação dos royalties, porque nosso prefeito sabe como aplicar o recurso, a gente está cuidando da natureza. Precisamos de saneamento. Essa parceria vai fazer com que as nossas águas e o nosso esgoto sejam bem tratados, e a natureza só tem a agradecer”, afirmou Adriana Costa, secretária de Ciência, Tecnologia e Formação de Maricá.
A parceria firmada terá como metas a realização do Prêmio de Ciência e Tecnologia em Saneamento, iniciativa para a promoção de soluções voltadas ao saneamento básico e o desenvolvimento sustentável de Maricá. A cooperação também prevê que alunos que estudam através do programa Passaporte Universitário participem de atividades junto à Sanemar, num total de 120 horas anuais.
Haverá ainda apoio logístico e operacional aos serviços de infraestrutura urbana e de saneamento.

Moradores apoiam planejamento

Os moradores da localidade receberam bem a notícia da instalação da nova rede de tratamento de esgoto. Morando na região há cerca de 30 anos, o casal formado por Taulita da Rocha Silvério, de 74 anos, e pelo engenheiro Jorge Tadeu Ribeiro Osório, de 71, revelaram que a intervenção era um antigo sonho da população local.
“São poucas as cidade que realmente se preocupam com o saneamento, não vemos isso por aí. É algo que interfere na saúde e no meio ambiente de forma direta. Uma obra dessa eleva o nível de qualidade de vida da cidade, e o governo está de parabéns”, afirmou Taulita.
Foto: Evelen Gouvea

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: