Prefeitura celebra conquistas de atletas olímpicos e paralímpicos de Maricá

Compartilhe essa matéria:

Evento reuniu 251 adolescentes, jovens e adultos que praticam diversas modalidades esportivas

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promoveu neste sábado (26/08), na Arena Flamengo, o evento “Talentos Olímpicos e Paralímpicos de Maricá em Ação”, reunindo 251 atletas.  A iniciativa celebrou os esforços e conquistas de adolescentes, jovens e adultos que representam a cidade nas diferentes modalidades olímpicas (vôlei de quadra e vôlei de praia, handebol, tiro com arco e basket 3X3) e paralímpicas (vôlei sentado, tiro com arco, bocha e remo).

Durante a cerimônia, foi comemorado o primeiro ano de atividades do projeto “Maricá Cidade Olímpica”, apresentado os novos uniformes oficiais de jogos que serão usados pelos atletas e paratletas, além de uma homenagem especial ao atleta olímpico e orgulho maricaense, Marcus Vinicius D’Almeida, atual número 1 do tiro com arco no ranking mundial.

O atleta conta com quatro mundiais e sete campeonatos brasileiros em seu currículo e, no último dia 06/08, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial de tiro com arco, disputado em Berlim, Alemanha, garantindo assim, uma vaga para o Brasil nas Olimpíadas.

“É muito importante Maricá apoiar e investir nesse projeto. Os atletas que souberem aproveitar têm grandes chances de também virarem medalhistas mundiais como eu, porque a única coisa que eu faço é treinar e me dedicar. Tenho duas  participações em Olimpíadas e sei o quanto isso é difícil. Comecei aqui em Maricá, em Itapeba. Já conheço mais de 40 países do mundo, mas tudo começou aqui. E hoje a gente tem uma estrutura muito boa para treinar. Treinar muito é o que a gente pode fazer de melhor, para continuar levando o nome de Maricá por esse mundão afora”, agradeceu.

Embaixador do projeto Maricá Cidade Olímpica, Giovane Gávio falou sobre o privilégio de ajudar no desenvolvimento e no crescimento do esporte, porque o esporte foi um agente transformador em sua vida.

“O esporte e a educação são os pilares de transformação das pessoas e nós vemos isso na prática acontecendo, já que aqui temos vários atletas e de diferentes modalidades. Isso é fantástico, um colírio para os nossos olhos. A gente sonha com o futuro, mas tem que treinar, se dedicar e viver o agora. Não fiquem carregando o peso de derrotas. É a obstinação e inquietude que vão transformar vocês em  atletas profissionais”,  disse o treinador e ex-jogador de voleibol brasileiro.

Secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt disse que é preciso mostrar as conquistas alcançadas nesse primeiro ano de atividades para incentivar ainda mais cada atleta.

“A gente vê a dificuldade dos clubes e do esporte amador. Maricá está saindo à frente apoiando o alto rendimento, apoiando esses atletas que querem dar continuidade nas carreiras. Além disso, é fantástico a gente ter aqui o número 1 do mundo, numa modalidade olímpica tão respeitada como o tiro com arco. Poder dar aos nossos jovens que estão iniciando no esporte a possibilidade de treinar ao lado do Marcos Vinícius. É isso que a gente busca também nesse projeto, porque o esporte é muito a referência que as crianças e os jovens vão ter”, concluiu o secretário.

Principais conquistas nesse 1º ano de projeto

A equipe de bocha conquistou o 1º lugar no Campeonato Regional Leste de Bocha Paralímpica organizada pela Associação Nacional de Desporto para deficientes (Ande). No vôlei adequado, as equipes masculina e feminina estão participando do Campeonato de Inverno e recentemente o time feminino ficou em 1º lugar no Campeonato do Vôlei disputado em São Gonçalo.

Os atletas do Tiro com Arco participaram do 16º Campeonato Brasileiro Infanto Juvenil em São Paulo e garantiu cinco medalhas individuais, além de 19 medalhas por equipes. Teve ainda o 17º Campeonato Brasileiro Outdoor Paralímpico, realizado no Centro Paralímpico Brasileiro em Vila Guarani, onde os atletas do Maricá Cidade Olímpica ficaram entre os cinco melhores do país.

A equipe do handball está disputando o Campeonato Nacional Feminino e o Estadual Masculino, ambos na categoria adulta, e na categoria cadete as equipes masculinas e feminina disputam o Campeonato Estadual.

Foto: Clarildo Menezes

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: