“Projeto Dèja Vú: Clínicas educacionais de patinação começam em Itaipuaçu”
Prefeito Fabiano Horta visita arena onde alunos de nove escolas municipais receberão instruções sobre a prática do esporte
O projeto ‘Dèja Vú: como é bom sonhar de novo’, que já recebeu em Itaipuaçu o Troféu Brasil de Patinação Artística 2023, iniciou uma nova etapa nesta terça-feira (22/08). O evento da Secretaria de Educação de Maricá, em parceria com a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP), passa a receber clínicas educacionais de patinação onde alunos da rede pública municipal vão receber instruções sobre a prática do esporte. Nove escolas da rede foram contempladas e seus alunos vão poder participar das clínicas na arena que, no primeiro dia, recebeu cerca de 20 estudantes da E.M. Ataliba de Macedo Domingues.
O prefeito Fabiano Horta prestigiou a primeira clínica educacional, que teve ainda uma performance da patinadora Luiza D’Ângelo, campeã sul-americana em 2022 e vice neste ano, quando também obteve o terceiro lugar na Copa do Mundo da modalidade. Fabiano ouviu diversos elogios ao evento e à estrutura da arena e afirmou que o Dèja Vú foi um sucesso em diferentes aspectos.
“Foram mais de 1.500 pessoas que vieram para cá oriundas de todo o país, que movimentaram a cidade e sua economia. Agora vamos trazer a garotada das escolas para essas clínicas e oficinas. É um investimento que alimentou a cadeia de comércio e serviços, mas teve também gente que veio conhecer ou redescobrir a cidade depois de anos e saiu encantada com o que viu. A patinação está entrando de vez para o nosso radar e já estamos pensando em ações para os próximos anos”, garantiu o prefeito.
Luiza D’Ângelo também afirmou que a estrutura montada na arena é de alto nível.
“Isso é muito além do que temos normalmente, é impressionante. Pode receber um torneio de porte internacional”, garantiu a patinadora, que também falou sobre a participação das crianças durante a clínica. “É bom ver uma rede pública onde os alunos têm a oportunidade de praticar a patinação e ver o esporte ganhando essa proporção. Também é muito legal ser um exemplo para essas crianças, sempre digo a elas para não desistirem nunca”, reforçou a niteroiense de 18 anos.
O secretário de Educação de Maricá, Márcio Jardim, afirmou que esta é a etapa mais preciosa de todo o projeto.
“Isso porque a gora é o momento da formação sensorial e educativa, entre outros aspectos, desses meninos e meninas. Será o principal legado que vão deixar para eles além, é claro, da possibilidade de surgirem novos talentos na patinação”, projetou.
Entre os alunos que participaram, alguns demonstraram talento e alguma habilidade quando a pista foi liberada. Um dos destaques foi Carlos Emanuel dos Santos, que leu o juramento dos patinadores, ao lado de Luíza D’ângelo.
“Ando de patins desde os meus cinco anos e agora quero apreender mais ainda”, declarou o estudante de 10 anos.
Projeto de patinação
O projeto “Dèja Vú: como é bom sonhar de novo” visa implantar e desenvolver as modalidades junto às escolas públicas do município. No cronograma, estão aulas de patinação nos quatro distritos de Maricá por quatro semanas, oficinas no contraturno escolar até o fim do ano de 2023 nas escolas em tempo integral e muita interação.
A pista tem as medidas de competições internacionais com 25mx50m em concreto – piso similar como referência à pista de Indaial. A arena foi montada na quadra formada pelas ruas Elisa Vieira Veras, Van Lerbergue (antiga 34), Alice Máximo de Souza e 52, em Itaipuaçu.
Foto: Elsson Campos