Alunos do CEPT Professora Zilca Lopes da Fontoura participam de sarau cultural
A ação tem como objetivo aproximar as novas gerações do hábito da leitura e integrá-las ao espaço da biblioteca municipal
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura realizou nesta quinta-feira (17/08), na Biblioteca Pública Municipal Professora Leonor Leite Bastos de Souza, no Cine Henfil, no Centro, um sarau cultural em homenagem a poetisa Cora Coralina, com alunos do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura.
O evento contou com a participação de alunos que assistiram a apresentações musicais e declamação de poesia. A ação tem como objetivo aproximar as novas gerações do hábito da leitura e integrá-las ao espaço da biblioteca.
“Os alunos aprovaram e ficaram animados por participarem do sarau. Eles puderam ter contato com a obra de Cora Coralina. O cantor Ronaldo Valentim ainda fez apresentações musicais em referência a poetisa. Mês que vem queremos repetir a atividade”, contou a bibliotecária Ingrid Guinn.
O cantor e coordenador do núcleo de literatura e poesia, Ronaldo Valentim, transformou o poema “O cântico da terra”, de Cora Coralina, em música.
“Eu sou a terra, eu sou a vida, do meu barro primeiro veio o homem, de mim veio a mulher e veio o amor, veio a árvore, veio a fonte, vem o fruto e vem a flor. Musiquei essa primeira estrofe do poema e quero mostrar para as crianças a força da poesia, buscando tocar a alma das crianças, enobrecendo essas crianças, criando um gosto pela leitura”, contou.
Sobre a Biblioteca Pública
Inaugurada em 19 de maio deste ano a Biblioteca Pública Municipal, que ganhou o nome da professora Leonor Leite Bastos de Souza e está vinculada à Secretaria de Cultura. O espaço fica na Rua Alferes Gomes, no anexo do Cine Henfil, e vai oferece aproximadamente 13 mil títulos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entre os volumes, há acervos da literatura nacional e estrangeira, infantil e infanto-juvenil, além de exemplares em braile da Lei de Responsabilidade Fiscal e de livros da Bíblia Sagrada, estes doados pela Sociedade Bíblica do Brasil.
Foto: Divulgação