Prefeito de Maricá visita obras no Flamengo e em Itaipuaçu

Compartilhe essa matéria:

Novo elevado terá um vão de aproximadamente 113 metros, com quatro faixas de rolamento em uma área de 136.000 m²

O prefeito Fabiano Horta realizou nesta quinta-feira (13/07) uma vistoria em duas obras de grande porte que estão em andamento em Maricá. A primeira visita foi ao canteiro da construção do elevado do Flamengo, no cruzamento entre as rodovias RJ-106 e RJ-114. Em seguida, a comitiva seguiu para Itaocaia Valley, em Itaipuaçu, onde 26 ruas estão recebendo pavimentação com piso intertravado ao invés do asfáltico, o que reduz o desgaste intenso causado pela ação da chuva e da variação de temperatura.

 

O prefeito classificou a obra no Flamengo como fundamental para a mobilidade do município:

 

“Este elevado vai transformar o fluxo de trânsito na cidade, fazendo com que essa volte a ser a principal entrada de Maricá, como era no passado. A cidade está crescendo e temos que pensar nas melhores soluções para sua mobilidade”, afirmou Fabiano.

 

O novo elevado terá um vão de aproximadamente 113 metros, com quatro faixas de rolamento (duas pistas de mão dupla), espaço para pedestres em uma área total de 136.000 m². A obra contempla ainda a duplicação da RJ-106 no trecho entre a Avenida Roberto Silveira, na entrada do bairro do Flamengo, até as proximidades do Condomínio Bosque dos Lordes, logo após o Condado, e a construção de uma rotatória no entroncamento da RJ-114. A intervenção abrange também urbanização com calçadas, canteiros, paisagismo, sinalização e iluminação de led.

 

A visita técnica foi acompanhada pelo presidente da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), Guthyerre Alves, e do diretor de obras indiretas do órgão, Gustavo Camacho, que explicou ao prefeito como está sendo o preparo das estruturas que vão compor a nova via. Na área à beira das duas rodovias, estão sendo montadas as 14 vigas do elevado, cada uma com 42 metros de comprimento e mais de 100 toneladas de peso.

 

“Criamos aqui uma espécie de parque industrial ao ar livre para preparar essas estruturas, o que fará a obra ganhar velocidade. Se fizéssemos da forma tradicional, com peças pré-moldadas em outro local, o transporte até aqui seria muito trabalhoso e iria atrasar o cronograma”, avaliou Camacho.

 

Ruas de Itaocaia Valley

 

Ainda na parte da manhã, o grupo se deslocou para as ruas de Itaocaia Valley, em Itaipuaçu. O local está recebendo um novo tipo de pavimentação com piso intertravado. De acordo com Gustavo Camacho, as ruas também estão recebendo ações de drenagem e novas calçadas. A Somar anunciou ainda que o prédio da Unidade Básica de Saúde, que fica na Avenida Tocantins, terá suas obras reiniciadas na próxima semana.

 

O prefeito fez questão de lembrar que as obras no Itaocaia Valley são estruturais e importantes para uma região que não para de crescer.

 

 

“Essa é uma obra que consolida o crescimento desta região, ao mesmo tempo que preserva seu caráter rural, sem o uso do asfalto na pavimentação. Todas as ruas vão ter drenagem, novas calçadas e a área vai ter sua unidade de saúde funcionando plenamente em breve”, garantiu Fabiano.

 

 

Foto: Evelen Gouvêa

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: