Maricá cadastra famílias ribeirinhas do rio Mumbuca
Iniciativa tem como objetivo garantir o direito social à moradia com qualidade e segurança. Ao todo, 130 famílias serão realocadas
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, realizou nesta segunda-feira (05/06) o cadastro e o mapeamento de 130 famílias ribeirinhas do Rio Mumbuca, no Centro da cidade. Ao todo, 65 agentes, divididos em nove áreas, participaram da ação, realizada em parceria com a Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher.
A ação faz parte da política habitacional Habitar do Programa Reassentamentos, criado para transferir pessoas que vivem em áreas de riscos. A iniciativa tem como objetivo garantir o direito social à moradia com qualidade e segurança.
O Secretário de Habitação e Assentamentos Humanos, Victor Maia, destaca que algumas famílias serão realocadas em novas moradias, permanentes, já na próxima semana.
“Estamos cadastrando os moradores e temos como objetivo identificar a composição dos núcleos familiares de cada casa. Precisamos das informações mais seguras para identificar quais programas serão realizados. Eles estão numa área de risco hidrológico, ou seja, uma chuva mais forte pode trazer transtornos à essa população e queremos evitar isso. Essa é uma demanda de mais de uma década. Queremos dar melhores condições de moradia e salubridade a essas pessoas”, afirmou Maia, que destacou ainda que algumas famílias receberão aluguel social, até que possam ser realocadas permanentemente em residências fixas.
Foto: Anselmo Mourão