Desenvolvimentos sustentável e social marcam a participação da Codemar no segundo dia de Feira das Profissões

Compartilhe essa matéria:

Diretores da companhia mostraram projetos da empresa focados em sustentabilidade e solidariedade

Quem aproveitou a sexta-feira (05) para ir à Feira das Profissões de Maricá pôde conferir palestras de diretores da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) sobre duas áreas profissionais promissoras para o futuro: sustentabilidade e economia solidária. O evento acontece até este sábado na Lona Cultural Beth Carvalho, na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu.

 

“Eu já tive contato com a ecosol (economia solidária) porque minha mãe trabalhou na área, mas aprendi muito mais aqui. Aumentou o meu interesse por todo esse campo. É muito bom ver ações assim, que ajudam as pessoas a encontrar profissões de interesse e até colocar essas ações em prática dentro da profissão que já têm. Uma ótima iniciativa de Maricá”, disse Bruna Spinola, de 28 anos, formada em moda e moradora de Itaipuaçu.

 

Sustentabilidade

 

A diretora de Planejamento, Cristiane Jaccoud, e o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade, Paulo Neto, falaram sobre a iniciativa “Mumbuca Verde: preservar o meio ambiente e gerar riqueza”. A iniciativa transforma áreas verdes compradas pela companhia em créditos para compensação ambiental para empresas cujas atividades impactam o meio ambiente.

 

“Aquelas áreas verdes, que antigamente eram vistas como improdutivas, na verdade estão prestando muitos serviços, como a manutenção do regime de chuvas, regulação do clima. A fauna e a flora prestam serviços que podem ser convertidos em valor”, explicou a Cristiane Jaccoud.

 

A diretora ficou animada com a presença de muitos jovens interessados no assunto:

 

“Foi uma surpresa muito grata ver tantos jovens tentando entender uma temática que é presente na vida deles, eles ouvem muito falar de sustentabilidade, mas em termos de profissão, o que é? Fazê-los perceber que a sustentabilidade está presente em muitas profissões, em muitas áreas, exatas, humanas, mercado financeiro… A Feira das Profissões está de parabéns por promover o acesso desses jovens a essas informações”.

 

O diretor Paulo Neto traçou um panorama do que levou a humanidade a se preocupar com a sustentabilidade e disse que Maricá sai na frente com as ações que estão sendo implementadas.

 

“A crise que vivemos é uma crise do modelo que nós criamos para viver. Um modelo onde destruímos matas e recursos hídricos para produzir bens de consumo e que nos trouxe a uma encruzilhada: podemos continuar? A pesca nunca teve um declínio tão grande quanto o atual, os recursos são escassos. E nisso Maricá sai na frente de muitos outros municípios do país aproveitando um recurso que parece invisível aos olhos, mas que é real, que tem valor”, disse, durante a apresentação.

 

Economia Solidária

 

O diretor Eugênio Soares apresentou o painel “Economia solidária e modelos alternativos de desenvolvimento”, juntamente com Adalton Mendonça, secretário municipal de Economia Solidária.

 

“Falar em economia solidária vem na contramão do capitalismo que temos. É uma economia que pode ser participativa, colaborativa, associativa, cooperativa. É trabalhar numa perspectiva de bem comum para que todos possam se desenvolver e crescer juntamente. É uma economia onde todos possam estar bem, que não trabalhe apenas na perspectiva do lucro em detrimento do ser humano. Nós valorizamos o ser humano e queremos que todos se desenvolvam tanto socialmente quanto economicamente”, explicou Eugênio Soares.

 

Programação

 

SÁBADO – 06/05

 

14h ABERTURA

 

PAINEL 5: TRABALHO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO

 

POLÍTICAS INCLUSIVAS PARA O MERCADO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

15h00 Ana Virgínia Medeiros (Consultora de Empreendedorismo)

15h20 Helena Piragibe (OAB-RJ)

15h40 Debate

 

REDES DE EMPREENDEDORISMO EM APOIO A MULHERES

16h00 Thaísa Muniz (Feira da Colmeia)

16h20 Carla Tavares (Conselheira de Economia Solidária – Prefeitura de Niterói) 17h40 Debate

17h00 INTERVALO

 

PAINEL 6: TECNOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: MOSAICO DE APLICATIVOS

 

MARKETPLACE: O APP DE COMPRAS E SERVIÇOS COM MOEDA SOCIAL

17h30 Marcus Bambam (Vereador – Câmara de Vereadores de Maricá)

17h50 Magnun Amado (Subsecretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de

Maricá)

18h10 Ana Maia (Bell Tecnologia) 18h30 Debate

 

MUMBUCAR: O APP DE MOBILIDADE DE MARICÁ

19h00 Douglas Paiva (Secretário de Transportes da Prefeitura de Maricá) 18h20 Maria Luiza Medeiros Pacheco (Algoritec Tecnologia)

19H40 Debate

20h00 ENCERRAMENTO

 

Foto: Leonardo Fonseca

Fonte: Codemar

Almoço Solidário

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: