‘Encontros Pomar’: concluída etapa de mobilização com profissionais de moda de Maricá
Conversas com empreendedores do ramo ajudaram a modelar o Polo de Moda de Maricá (Pomar)
Dezenas de pessoas interessadas em moda se reuniram, na noite de quinta-feira (27), no último “Encontros Pomar”, realizado no auditório do Banco Mumbuca, no Centro de Maricá. O evento encerrou uma série de rodas de conversas com profissionais da costura, crochê e moda circular, entre outros, para modelar o Polo de Moda de Maricá (Pomar).
Pomar é um projeto da Prefeitura, realizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos, e da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), com o Senai Cetiqt (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
“Foi o último encontro sem ‘mão na massa’. Todo mundo quer ir para a prática agora. Pesquisas mostram que há espaço em Maricá para mais 800 empreendimentos relacionados à moda, de fabricação a venda. E é isso que o Pomar tem como missão, estruturar essa cadeia produtiva na cidade”, explicou Bernardo Barbosa, consultor do Senai Cetiqt.
O Pomar, quando estiver em funcionamento, terá uma série de cursos livres e um “ciclo completo”, onde o interessado no mundo da moda vai aprender dos primeiros passos na costura até gestão de negócios.
“O projeto, no entanto, é maior. Além das pessoas e empresas que terão atendimento contínuo, o Pomar vai ser um espaço aberto para troca de informações. Uma costureira que tiver uma dúvida, mesmo sem ser aluna, vai poder agendar uma consulta com modelista, por exemplo, para ter ajuda. Também teremos um espaço de convivência que vai ajudar a conectar as pessoas do ramo, que podem trabalhar em conjunto”, disse Alexandre Bojar, também consultor do Senai Cetiqt e que vem acompanhando de perto as demandas dos profissionais da cidade.
O Pomar tem um número de WhatsApp para dúvidas sobre o projeto. Quem quiser ficar em contato precisa mandar mensagem para o número (21) 91001-1123 .
Importante para todos
Costureira há mais de 30 anos, Jocelia Costa Cardoso estava atenta na primeira fileira durante o encontro. Não quer perder nenhum detalhe do Pomar e está na contagem regressiva para fazer a inscrição, quando o período for iniciado.
“As pessoas podem perguntar: ‘mas você já costura há tanto tempo, ainda quer aprender?’. A gente sempre tem que estar aprendendo. Eu tenho muita técnica no que faço, que é o meu trabalho com bolsas, mas quero ir mais para o lado de vestuário também. E a moda é assim, você não pode parar de aprender, a moda está sempre em movimento, sempre tem uma novidade”, disse.
Foto: Leonardo Fonseca
Fonte: Codemar