Representantes da Prefeitura de Maricá visitam o Centro de Operações do Rio de Janeiro
Encontro contou com intercâmbio de informações sobre a tecnologia utilizada pelo COR e o gerenciamento de risco de desastres
Representantes da Prefeitura de Maricá visitaram na quinta-feira (23/03) as instalações do Centro de Operações Rio (COR), no Rio de Janeiro. Recebidos pelo chefe executivo do COR, Marcus Belchior, os profissionais da Defesa Civil e do Centro de Operações de Maricá tiveram contato com a tecnologia e os processos utilizados pelo equipamento, que realiza monitoramento de todas as ocorrências que possam gerar impactos e transtornos na cidade do Rio.
“O encontro foi um intercâmbio de conhecimentos visando a construção de protocolos multiagências que irão potencializar o papel do Comar. Isso vai contribuir para aumentar a resiliência governamental frente aos desafios de crescimento da cidade, onde a Defesa Civil tem um papel importante na gestão integrada de riscos de desastres, além de ser um dos partícipes da operacionalização deste centro multi integrado”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt.
A visita também teve o objetivo de reunir informações e experiências para atuação futura no Centro de Operações Maricá (Comar), que fica no Centro Administrativo de Itaipuaçu. O espaço, que será inaugurado em breve, possui oito telas que permitem o monitoramento de diversas áreas da cidade. Ao todo, a gestão municipal instalou 260 câmeras em pontos estratégicos do município.
O Comar vai funcionar 24h integrado com as secretarias de Proteção e Defesa Civil, Assistência Social, Trânsito e Engenharia Viária, Transportes, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Saúde, Educação, além da Casa da Mulher e autarquias Serviços de Obras de Maricá (Somar) e Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar).
Centro de Operações Rio
O Centro de Operações Rio (COR) foi inaugurado em 2010 e tem o compromisso de integrar diversos órgãos municipais nas ações para evitar impacto em decorrência de acidentes ou de grandes chuvas. Atua 24h e monitora cerca de 2.500 câmeras da cidade do Rio.