Roda de conversa na Casa dos Conselhos discute prevenção ao câncer de colo de útero

Compartilhe essa matéria:

Atividade faz parte do “Março das Mulheres”, que também ressaltou a importância do trabalho das doulas

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e da Mulher e da Coordenadoria Municipal dos Conselhos, promoveu na quinta-feira (23/03) uma roda de conversa para discutir os direitos e conquistas da mulher, o papel das doulas na sociedade e a prevenção ao câncer de colo de útero. A ação, que aconteceu na Casa dos Conselhos, em Boa Vista, reuniu cerca de 20 pessoas, e fez parte das ações programadas para o “Março das Mulheres”.

 

A roda de conversa contou com debate e trocas de experiências sobre a temática da prevenção do câncer de colo de útero, abrindo espaço para discussões sobre direitos sociais das mulheres, como o enfrentamento da desigualdade de gênero, o combate a violência obstétrica e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

 

A reunião contou com a participação de representantes da Associação de Doulas do Rio de Janeiro e de acadêmicas de Serviço Social da Universidade de Vassouras; da Dra. Márcia Braz da OAB Maricá e da enfermeira Cristiane Dutra, convidadas por Leci Alberti, da coordenadoria da Casa dos Conselhos, para colaborarem na discussão dos temas em questão. A coordenadora de políticas para Mulheres, Luciana Piredda, ressaltou que a roda de conversa é um espaço importante para refletir sobre esse tema que deveria ser discutido por toda a sociedade.

 

“É fundamental debatermos esse tema tão importante do câncer de colo de útero, pois ainda enfrentamos muita desinformação sobre esse problema que temos na nossa sociedade. Então, estamos aqui para compartilhar e adquirir conhecimento, e na minha posição como coordenadora da Casa da Mulher, é importante representar essa causa”, explicou.

 

Michele Ribeiro, representante das doulas de Maricá, deu início a conversa sobre a importância da profissão para a saúde da mulher gestante e o combate a violência obstétrica.

 

 

“A doula é uma profissional que dá suporte a gestante, emocional e físico, durante todo o período gestacional e pós-parto. Estivemos presentes na última Conferência Municipal de Saúde, onde foram aprovadas propostas para incluir doulas na gestão municipal. O nosso desejo é trabalhar junto às unidades da família daqui de Maricá, para trazer mais profissionais ao município e atender o máximo de gestantes.”, destacou.

 

Sobre o trabalho das doulas

 

A doula é uma profissional que tem como responsabilidade o acompanhamento e assistência da gestante durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto, além de apoiar, encorajar, oferecer conforto e suporte físico e emocional. O atendimento de uma doula como profissional multidisciplinar traz benefícios para o indivíduo, família, sociedade e para a saúde pública

 

No Estado do Rio de Janeiro, a Lei Estadual n° 7314 de 2016 obriga maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares da rede pública e privada do Estado a garantir o direito a toda gestante de ter o suporte de uma doula. A presença das profissionais não se confunde com a presença do acompanhante instituído pela Lei Federal 11.108 de 2005.

 

Casa dos Conselhos

 

A Casa dos Conselhos é um espaço físico de referência, onde funciona a Coordenadoria dos Conselhos Municipais. Tem como objetivo assegurar maior articulação e fortalecimento dos Conselhos e Movimentos Sociais, propondo diretrizes de políticas públicas e fiscalização, controle e deliberação sobre tais políticas. A Instituição promove fóruns, seminários, palestras, cursos de capacitação, e apoio às conferências municipais, além de interagir com movimentos sociais da cidade, em prol dos cidadãos e cidadãs do município.

 

 

Foto: Anselmo Mourão

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: