Prefeitura realiza atividade de educação ambiental com alunos da rede pública no Dia Mundial da Água

Compartilhe essa matéria:

A ação contou com plantio de mudas nativas da Mata Atlântica nas margens do Rio Silvado e visita à Unidade de Conservação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira (22/03) uma atividade de educação ambiental com cerca de 30 alunos da Escola Municipal Brasilina Coutinho, no Silvado, em comemoração ao Dia Internacional da Floresta e ao Dia Mundial da Água. Na ação, os estudantes do 4º e do 5º ano fizeram plantio de mudas nativas da Mata Atlântica como ipê, ingá e canafístula nas margens do rio Silvado.

 

Antes do passeio pela mata, os alunos visitaram a sede da Unidade de Conservação do Silvado, onde puderam conhecer a maquete com os principais pontos turísticos da cidade, fotos de animais predominantes na região como quatis, sagui, gavião e modelos de minerais como quartzo, ametista, pirita, expostos em uma sala da sede.

 

Educação ambiental presente nas escolas

 

O gerente de educação ambiental da Secretaria de Educação, Marcos Lacerda, disse que a atividade é o início de um projeto que está sendo desenvolvido com a comunidade escolar.

 

 

“Temos aqui essa microbacia que é uma das mais importantes do município, porque é daqui que sai a água que serve a cidade, daí a importância dessa escola estar na base dessa bacia. Vamos orientar os professores para que desenvolvam atividades em sala de aula sobre as riquezas que temos nessa região”, disse Lacerda.

 

Marcos Ribeiro, professor do 5º ano da unidade escolar, falou da experiência de levar seus alunos para conhecerem a área ambiental e aprenderem um pouco mais sobre minerais em forma de pedras preciosas.

 

 

“Foi interessante, porque trabalhamos a questão da preservação ambiental, da curiosidade, do conhecimento de minerais. Os alunos tiveram a oportunidade de se aproximarem do verde, do rio, conhecerem a exposição de animais em extinção, animais da região, como gavião e o sagui. Tenho certeza que toda essa aventura eles vão guardar para a vida inteira e não vão esquecer mais, inclusive eu”, contou.

 

Experiência dos alunos

 

Participando da atividade, Helena Nunes, de 9 anos, falou da emoção em visitar pela primeira vez a área de Mata Atlântica.

 

 

“Foi muito legal encontrar essas pedras. São pedras preciosas que vou levar para a minha casa”, declarou a aluna. Outro que não escondeu a emoção de “encontrar” as pedras foi o estudante do 5º ano, Rafael Costa Soares. “Gostei mais de pegar as pedras que são valiosas. Foi tão bom que nem queria ir embora”, relatou o aluno de 10 anos. A ação aconteceu em parceria com o Espaço Guararema, um coletivo que desenvolve atividades de educação ambiental em parceria com a Prefeitura.

 

Foto: Katito Carvalho

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: