Prefeitura instala placas de trânsito e sinalização viária em escolas de Jaconé e Ponta Negra
Intervenção tem o objetivo de melhorar a fluidez e prevenir acidentes no entorno das unidades de ensino
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran), iniciou, nesta semana, um projeto de sinalização e ordenamento no entorno das escolas municipais Professora Dilza da Silva de Sá Rêgo (Jaconé) e Amanda Peña de Azevedo Soares (Ponta Negra). A ação consiste na instalação de placas de trânsito e na demarcação da sinalização viária.
A intervenção vai melhorar a fluidez do trânsito e, principalmente, evitar acidentes com pessoas que circulam diariamente na região, como moradores, alunos, pais e/ou responsáveis, professores e demais funcionários das unidades de ensino. O serviço será estendido a todas as escolas públicas e particulares do município.
“Esse trabalho de sinalização das escolas já estava sendo feito. Fizemos um levantamento geral na cidade e identificamos que aproximadamente 70 escolas precisavam de um novo projeto por causa do aumento na circulação de veículos. Então, essa adequação será feita regularmente”, explicou o secretário de Trânsito, Marcinho da Construção.
Segundo ele, quando se trata da vida de crianças, o cuidado tem que ser redobrado.
“A gente está focando na questão das faixas de pedestres, no embarque e desembarque, nas vagas para o transporte escolar e na velocidade permitida na área escolar. Mas os motoristas precisam colaborar, respeitando os limites de velocidade impostos nesses locais de 30 km por hora. Todos esses cuidados vão contribuir para a segurança das nossas crianças”, completou Marcinho.
Além disso, a sinalização vertical será ampliada e vias do entorno de algumas escolas terão sentido único. Dessa forma, vagas de estacionamento serão criadas, diminuindo ainda mais, o risco de acidentes com crianças. Em caso de dúvidas, críticas, sugestões, solicitações ou elogios, a Secretaria de Trânsito conta com um canal de atendimento pelo telefone: (21) 96811-1257 (Whatsapp).
Foto: Divulgaçãoimprensa