Prefeitura realiza tradicional Feira da Agricultura Familiar
O evento contou com Sábado Agroecológico em comemoração ao mês da mulher e Caminhão do Peixe
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, promoveu na manhã deste sábado (04/03), no entorno da Praça Agroecológica (Araçatiba), a tradicional Feira da Agricultura Familiar, com produtos in natura e processados, gastronomia artesanal, plantas e artesanatos.
A edição também contou com o Sábado Agroecológico. Um show do cantor Ronaldo Valentim marcou a comemoração, numa homenagem ao mês da mulher. Teve ainda o Caminhão do Peixe, com corvina e tilápia vendidos 40% mais barato que no comércio local.
Durante o evento, representantes da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais e em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar) distribuíram mudas e sementes agroecológicas que foram produzidas em duas unidades de produção, a Fazenda Municipal Joaquin Piñero (Espraiado) e o loteamento Manu Manuela (São José do Imbassaí).
Moradora de Ponta Negra, Sonia Maria Silva, de 54 anos, é frequentadora assídua da Feira da Agricultura Familiar e avaliou o projeto como de extrema importância.
“Eu acho isso aqui maravilhoso. Estou sempre aqui porque a gente aprende a fazer remédio, cuidar das coisas, plantar e como cuidar das plantas. Eu uso tudo o que aprendo no meu dia a dia. Por isso, venho em todas as edições da feira”, contou.
Coordenadora pedagógica da Cooperar, Ivolanda Magali Rodrigues, destacou o papel do espaço formativo promovido dentro da feira, fundamental para fortalecer trocas agroecológicas.
“O Sábado Agroecológico é um momento de formação que acontece junto à Feira da Agricultura Familiar, proporcionando trocas de saberes plurais, unindo conceitos e práticas que potencializam a agroecologia. Na edição de março, abordamos o uso de plantas medicinais em favor do sagrado feminino, com participação de Eduarda Mattos, oferecendo métodos de uso consciente das plantas medicinais no fortalecimento do encontro com o natural”, afirmou Ivolanda.