Maricá oferece suporte pedagógico para alunos do Passaporte Universitário

Compartilhe essa matéria:

Programa que garante acesso gratuito em instituições de ensino superior terá novo edital aberto na segunda quinzena de março

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, lançou na quarta-feira, 1º de março, o programa Sistema de Orientação ao Universitário (SOU+PU) destinado aos novos alunos do Passaporte Universitário. O programa de concessão de bolsas totalmente gratuitas foi reformulado e terá um novo edital lançado a partir da segunda quinzena de março. Agora, os interessados em participar terão que passar por um processo seletivo que contará com prova classificatória.

O objetivo do SOU+PU é dar apoio pedagógico aos estudantes que ingressarem no ensino superior pelo Passaporte Universitário, reduzir o risco de evasão e ampliar a eficiência dos resultados. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de março pelo link https://forms.gle/fdxsnXLXDmyLLKs1A. As aulas, que ocorrerão de forma online e também presencial, acontecerão entre os dias 13 de março e 28 de abril.

“O SOU+PU vai consolidar ainda mais o sucesso do Passaporte Universitário, porque vai contar com ciclo de readaptação acadêmica para aqueles que tiveram que parar de estudar no passado, e agora poderão realizar o sonho de conquistar um diploma universitário. O estudante será acolhido, orientado por essa equipe pedagógica maravilhosa e que já ajudou muitos outros alunos a terem sucesso resultando em diversas aprovações para Maricá. Esse programa será um sucesso”, destacou a secretária de Educação Adriana Costa.

Como vai funcionar o Sou+PU?

O “Sistema de Orientação ao Universitário” envolve dois pilares: curso de qualificação (ciclo básico de aulas) e apoio pedagógico. No ciclo básico, os alunos inscritos no Passaporte Universitário deverão cumprir uma carga horária mínima de aulas específicas pelo Pré-Enem, outro programa social educacional já consolidado no Município, oferecido como preparatório para os principais vestibulares do país.

O conteúdo é personalizado conforme curso superior pretendido, incluindo ainda conhecimentos de Linguagens e suas tecnologias. As aulas poderão ser híbridas, presenciais ou na modalidade de Ensino a Distância (EAD).

Com o apoio pedagógico, o estudante oficialmente classificado e integrante do Passaporte Universitário passa a contar com orientação acadêmica (Metodologia e Planejamento de estudo); avaliação psicopedagógica para aumento do desempenho acadêmico e melhoria da experiência universitária; ciclos de aulas e palestras; monitorias de suporte aos ciclos básicos.

Sobre o Passaporte Universitário

O programa Passaporte Universitário foi implantado em 2019 para garantir a moradores de Maricá acesso gratuito ao ensino superior em instituições privadas. São oferecidas bolsas de estudos integrais em cursos de graduação, pós-graduação (em nível de especialização), mestrado e doutorado em faculdades e universidades conveniadas. Já foram concedidas 6.663 bolsas e, atualmente, mais de 4.700 pessoas estudam em cursos como Medicina, Direito, Engenharia Elétrica, Sistemas de Informação, Relações Internacionais, entre outras.

O Programa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento socioeducacional do município e combater desigualdades sociais. Além disso, também contribui para a geração de emprego e renda por meio de parcerias com instituições de ensino, com ou sem fins lucrativos; instalação de unidades educacionais em espaços destinados aos programas do passaporte e estímulo a criação de cursos livres, de extensão, cursos técnicos, de graduação e pós-graduação nas diversas áreas do conhecimento.

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: