Secretaria de Políticas Inclusivas fez mais de 3 mil atendimentos em 2022
Mais de 1.900 pessoas participaram das oficinas e eventos promovidos pelo CRPI
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, realizou mais de 3 mil atendimentos em 2022 nos diversos equipamentos que disponibiliza para a população. O Centro de Referência em Políticas Inclusivas está entre os destaques com participação de mais de 1.900 pessoas nas diversas atividades, oficinas e eventos promovidos pelo Centro.
Já no Escritório Social, mais de 400 atendimentos foram feitos e cerca de 80 pessoas foram cadastradas no SPIN Itinerante, que proporciona uma série de serviços para pessoas egressas do sistema penitenciário e suas famílias, como retirada de documentos, atendimento psicossocial, orientação jurídica e orientação nutricional e psicológica.
Outros 995 atendimentos e 190 ações de acolhimento foram feitas pelo Psicovida, programa que oferece apoio psicológico à população e conta com um grupo de profissionais entre assistentes sociais, nutricionistas, pedagogos e psicólogos. O equipamento é destinado a apoiar o ser humano que se encontra num quadro de vulnerabilidade extrema.
O curso de formação inicial e continuada em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) também foi um dos destaque do ano. Realizado em parceria com a ONG Contato e o Instituto Federal Fluminense (IFF), ajudou a formar 150 pessoas na primeira turma, e já tem uma segunda etapa iniciada com 200 alunos e previsão de profissionalização em julho de 2023. Mais de 3 mil pessoas se inscreveram na segunda edição.
A pasta, que possui três equipamentos: Psicovida, Escritório Social, Centro de Referências em Políticas Inclusivas (CRPI); e sete núcleos de trabalhos específicos: os núcleos de Orientação Jurídica, de Acolhimento, de Segurança Alimentar, de Assuntos Urgentes e Divulgação de Trabalhos Externos, de Busca Ativa e Cuidados com a População de Rua, de Articulações com as Minorias e Captação de Vagas de Empregos e Diálogos com o Empresariado.
“A Secretaria de Políticas Inclusivas está envolvida em uma série de ações de importância para a população, como a reinserção dos egressos prisionais e no apoio social aos seus familiares, proporcionando inclusão a pessoas em situação de rua ou migrantes em vulnerabilidade, além de oferecer uma série de atividades voltadas para pessoas com deficiência no Centro de Referências de Políticas Inclusivas. Temos a missão de trabalhar na transversalidade com setores públicos, privados e do terceiro setor, sempre com a perspectiva da inclusão e sensíveis às necessidades da população”, comentou o secretário Clauder Peres.
Sobre a secretaria
A Secretaria de Políticas Inclusivas tem o objetivo de viabilizar a oferta de oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todas as pessoas e proporcionar inclusão social, além de realizar uma série de ações e projetos voltados para pessoas que, de alguma forma, sofrem algum tipo de exclusão, como pessoas com deficiência, negros, indígenas, mulheres, comunidade LGBTQIA+, egressos do sistema prisional e seus familiares, pessoas que necessitam de apoio psicológico e pessoas em vulnerabilidade social.
A sede da Secretaria de Políticas Inclusivas fica na Rua Antônio Vieira Sobrinho, nº 333, Parque Eldorado, Maricá/RJ. Mais informações pelo telefone (21) 96736-8781 ou pelo e-mail escritóriosocial@marica.rj.
Foto: Divulgação