consulta pública

Prefeitura promove consulta pública para escolha de diretores das escolas municipais

Compartilhe essa matéria:

Consulta pública para escolha de diretores das escolas

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta quinta-feira (15/12) uma consulta pública à comunidade escolar – profissionais efetivos da rede municipal de educação, pais de alunos e os estudantes com mais de 12 anos – para selecionar os novos ocupantes das diretorias das 65 unidades que compõem a rede.

 

Para ser eleito, o candidato precisa ser funcionário efetivo da rede municipal de ensino, já ter passado pelo período de estágio probatório, não estar cedido a outro município e não ser readaptado há menos de três anos. Também há uma tabela de pontuação que qualifica os possíveis candidatos, com base nos títulos de especialização.

 

A subsecretária de Educação, Bárbara Bueno, explicou que a consulta pública foi realizada em cumprimento ao Plano Municipal de Educação e também à nova regra do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) – ambos os textos legais preconizam que a comunidade escolar seja consultada para a escolha das diretorias.

 

“Embora não seja uma imposição, já que é possível optar também por critérios estritamente técnicos para a seleção dos novos diretores, em Maricá, a Secretaria de Educação promove esta consulta por acreditar no modelo democrático, com participação da comunidade”, acrescentou ela.

 

No Centro Municipal de Educação Infantil Marilza Medina, em Cordeirinho, estavam aptos a votar numa das duas chapas que disputavam as vagas cerca de 400 pais de alunos, além dos funcionários efetivos da unidade. A agente educacional Juliana Alcântara integra os quadros da escola há apenas um mês, mas participou da votação por ser mãe de um dos 384 alunos.

 

“Achei a iniciativa ótima, pois dá voz à comunidade num prcesso tão importante. Li os planos apresentados pelas duas chapas e optei pela que me pareceu mais consistente, falando como mãe de aluno e como funcionária”, afirmou.

 

 

Foto: Evelen Gouvêa

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: