Prefeitura imuniza 20.530 cães e gatos na Campanha de Vacinação Antirrábica
20.530 cães e gatos vacinados
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu no último sábado (26/11) a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal deste ano, com a imunização de 8.650 animais em 17 locais disponíveis nos 3º e 4º distritos (Inoã e Itaipuaçu). Na etapa inicial, que aconteceu no sábado anterior (19/11), foram 11.700 cães e gatos imunizados no Centro e em Ponta Negra (1º e 2º distritos). No total, a campanha vacinou 20.530 pets.
O coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Ronald Marques, explicou que a campanha de vacinação procurou utilizar prédios públicos para facilitar o acesso da população.
“Os pontos de vacinação foram na maioria escolas e postos de saúde, locais de referência para os moradores, o que tornou o deslocamento mais fácil para todos. Tivemos 300 profissionais envolvidos nesse trabalho e queremos contar com a mesma estrutura no próximo ano”, adiantou.
Ronald Marques disse ainda que se alguém, por alguma razão, não teve condições de levar seu animal para vacinar, basta fazer contato pelo telefone 96452-1960 (apenas ligações) e relatar seu caso, que será analisado pela equipe da Vigilância Ambiental.
Um dos pontos de vacinação em Itaipuaçu foi o Polo de Qualificação Profissional da Secretaria de Trabalho, no loteamento São Bento da Lagoa, que teve grande demanda ao longo do dia. Lá, a estudante de Veterinária, Gabriele Dônola, de 28 anos, levou a dálmata Noah e falou sobre a importância desta ação, especialmente em Itaipuaçu.
“A gente mora ao lado de um parque estadual que tem uma extensa fauna, mas que atrai também transmissores da raiva como os morcegos e outras espécies. Então é bom ter essa vacinação perto de casa para cuidar dos pets”, avaliou.
Também moradora do loteamento, a servidora pública Andressa Moura, de 44 anos, vacinou a shitzu Snoopy, de 2 anos e meio.
“É bom porque garante a saúde e a qualidade de vida deles”, disse, enquanto a dona de casa Kátia Ferreira, de 56 anos, elogiava a estrutura montada para a vacinação. “Está bem organizado e também mais frequente agora, e o melhor é que é gratuito. Se fôssemos fazer na rede particular ia sair caro”, ponderou Andressa, que também levou para vacinar dois bulldogs e um vira-lata.
Em uma área livre no bairro Barroco também teve uma tenda montada para aplicar as vacinas. Foi ali que o casal formado pela nutricionista Alessandra Morais e o servidor público Felipe Louro, ambos de 33 anos, imunizou seus três vira-latas.
“Isso é saúde para eles e economia para nós”, resumiu Alessandra, também ressaltando a gratuidade.
Um dos gatos na fila para ser imunizado, Chuvisco estava dentro da sua maleta levada pelos donos, o casal de aposentados Maria José, de 63 anos, e Luiz Laerte Nunes da Silva, de 64, para não haver risco de fuga.
“Que bom que temos essa campanha no bairro, porque eu já vinha procurando onde vacinar”, celebrou Maria José.