Prefeitura de Maricá forma 61 agentes da Defesa Civil
Formatura de 61 agentes da Defesa Civil
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou nesta sexta-feira (25/11), na quadra da Escola de Samba União de Maricá, em Itapeba, a formatura de 61 agentes. Os novos servidores atuarão como guarda-vidas em toda a orla maricaense, que tem 46 km de extensão.
O prefeito Fabiano Horta fez questão de parabenizar os formandos, enfatizando que a Defesa Civil de Maricá desempenha um papel fundamental na prevenção e na proteção da cidade.
“Vocês lidarão com uma série de situações, como o desespero e a dor de seres humanos que certamente terão a vida preservada pela ação de vocês. Por isso, quero saudar a cada por colocarem suas vidas à disposição do cidadão maricaense” explicou o prefeito.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt agradeceu ao corpo de instrutores que contribuiu para a formação dos profissionais.
“Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida pública, por poder estar aqui, formando esses servidores após muita resistência e mudança de paradigmas. Mas eu creio que o resultado valeu a pena. Um dia memorável, de festa, realização e conquista. Parabéns aos alunos Salvamar Maricá”, destacou o secretário.
Curso de formação
Os novos agentes passaram por curso de formação que teve duração de quatro meses e incluiu uma série de disciplinas, entre elas o estatuto do servidor público, regulamentação da legislação do plano de cargos e salários, normas técnicas de vistoria, noções básicas de hidrologia, engenharia, geologia, corrida, natação, salvamento e prevenção em afogamento, entre outras.
O instrutor do curso, major Wellington Silva, falou sobre a importância da chegada de novos membros à equipe.
“Esses profissionais são essenciais para a proteção dos 46 km de nossa orla e serão pessoas que, com certeza, vão fazer a diferença na vida da nossa população, já que ela poderá se sentir mais segura com a presença dos agentes. Vocês serão os melhores profissionais tanto no serviço de guarda-vidas, quanto nas ocorrências relacionadas às chuvas”, frisou Wellington.
O primeiro colocado do concurso, Derick Oliveira, foi o orador da turma de 2022.
“Qualquer coisa que eu fale não será suficiente para descrever a trajetória de luta e aprendizado que tivemos nesses meses de curso. Todos os ensinamentos de excelência foram de suma importância na construção desses novos agentes, que continuarão em constante aprendizado daqui pra frente”, disse Oliveira, que estava muito emocionado.
Praias receberão o reforço de profissionais capacitados
A espera valeu a pena. Foi o que afirmaram os novos integrantes do Salvamar de Maricá, Daniel Coelho e Sara Egger. Daniel, 39 anos, era um dos mais emocionados.
“Foi muito difícil estar aqui, muita luta. Passar pelo curso de formação foi muito difícil. Tudo foi feito com muito suor e muita raça. Só tenho felicidade e gratidão a Deus”, contou em lágrimas, ao lado da esposa grávida.
“É muito gratificante passar por esse momento e compartilhar com meus amigos, porque nós somos uma família, não mais apenas colegas de trabalho. Estou muito feliz, agora, que vamos começar a trabalhar e servir à população”, comemorou Sara Egger, 32 anos, moradora de Niterói.
Foto: Clarildo Menezes