Aniversário de um ano da Feira da Agricultura Familiar
Um ano da Feira da Agricultura Familiar
A Feira da Agricultura Familiar na Praça Agroecológica de Araçatiba, feita em parceria com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), comemorou seu primeiro ano com uma edição especial em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, neste sábado (03/09). .Além da programação que integra os estandes com produtos orgânicos e artesanais para venda e o Sábado Agroecológico, a feira contou com a Caravana da Cultura, do projeto Maricá das Artes, com apresentação de mágica, mímica e contação de histórias.
O prefeito de Maricá Fabiano Horta foi um dos visitantes da edição, adquiriu produtos locais e destacou a importância do espaço que tem como foco a agroecologia.
“Precisamos entender que a natureza e a agricultura têm que estar presente na vida humana. Está ligado à nossa ancestralidade. Cultivar isso dentro de uma cidade que está cada vez mais se urbanizando e manter viva essa cultura, é manter vivo o saber da agroecologia. Se reencontrar com a natureza, entender o poder natureza tem na relação com a existência humana. Com isso, certamente, a gente vai construir uma vida mais feliz e vai preservar a terra”, comentou o prefeito.
O diretor Eugênio Soares, que comanda a Diretoria de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar, destacou que serão realizadas novas parcerias com a Feira da Agricultura Familiar.
“Nós temos orientação do nosso prefeito e do nosso presidente da Codemar, Olavo Noleto, no sentido de fazer o desenvolvimento econômico da cidade. O propósito da Codemar é ajudar a melhorar e ampliar os projetos maricaenses. A ideia é expandir cada vez mais essa feira e estamos juntos já dialogando com nosso secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino, para ver como a Codemar pode ajudar ainda mais nesse projeto de sucesso”, ressaltou.
Integração com a cultura e a arte
O público aproveitou as apresentações da Caravana da Cultura, do projeto Maricá das Artes, com mágica, mímica e contação de histórias.
“Estamos com atrações artísticas permanentes aqui na feira, com músicas e outras formas de linguagem artística. Hoje, em comemoração ao aniversário, estamos com a Caravana Cultural, para promover ainda mais integração da arte com a agricultura, trazendo satisfação à população”, comentou o secretário de Cultura, Sady Bianchin.
O personagem Sombra e seu companheiro Macaco Oscar tiraram altas gargalhadas do pequeno Pedro, que estava na feira com seu tio Rafael e sua avó Fátima Diniz, frequentadora assídua da programação.
“Sempre venho para dar uma passadinha, assisto palestras e inclusive as sementes que eu ganhei de legumes e hortaliças aqui, já foram até colhidas. Hoje, o Pedro se divertiu muito com o macaquinho. Ele adorou!”, comentou a visitante que aproveitou para comprar um queijo da empreendedora Cassiane Luís, de São José do Imbassaí.
A feira acontece nos primeiros sábados do mês, com exposição de produtos orgânicos e artesanais, além de peças de artesanato e música com artistas locais. O Caminhão do Peixe é uma das atrações da feira. A população compra diversas opções de peixes com preços reduzidos, por serem comprados diretamente dos produtores da cidade.
Foto: Codemar
Fonte: Codemar
Por: Francisco Carvalho